Tecnologia

Projeto para levar internet ao campo é aprovado na Assembleia Legislativa de SC

O projeto de lei que pretende levar internet de qualidade ao meio rural de Santa Catarina foi aprovado deputados estaduais nesta terça-feira (21). Elaborado pelo Governo do Estado, o PL garante R$ 100 milhões em investimentos para ações de conectividade nos próximos dois anos. O objetivo é cobrir boa parte dos municípios com estrutura de fibra ótica. O projeto de lei segue para sanção do governador Carlos Moisés.

A proposta busca incentivar investimentos em tecnologias e inovações para aumentar a produtividade nas lavouras. “A agricultura tem se modernizado e o agronegócio tem passado por profundas transformações, com investimentos em automação e novas tecnologias para a produção”, destaca o secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva.

Para que a internet chegue até o meio rural, o governo irá autorizar as concessionárias ou permissionárias de distribuição de energia elétrica a compartilharem suas estruturas, sem nenhum custo, para a passagem de cabos do serviço de telecomunicação nas áreas rurais. Acabando com um dos maiores impeditivos para a instalação de internet via fibra ótica no meio rural.

A partir de agora, as empresas de telecomunicações não terão que pagar tarifas ou taxas para a utilização desses postes, segundo o secretário. Em contrapartida, as concessionárias de distribuição de energia elétrica poderão utilizar os serviços de internet gratuitamente.

Os cabos de internet passarão nas principais estradas rurais de Santa Catarina e os recursos previstos no projeto devem ser utilizados para viabilizar a instalação dos serviços de telecomunicação nos municípios. A Secretaria da Agricultura afirma que dará o suporte para que os produtores consigam fazer a conexão com suas propriedades.

FDT

O Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) possui uma linha de crédito especial, com financiamentos sem juros, para que os agricultores conectem suas propriedades à infraestrutura de fibra ótica do município. ]

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural