O ex-deputado Guilherme Campos (PSD) foi nomeado nesta terça-feira (09) Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A portaria com a nomeação foi publicada no Diário Oficial da União, assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Campos assume o lugar de Neri Geller, que pediu demissão no início de junho após suspeita de conflitos de interesse no leilão de arroz importado que foi anulado.
Guilherme Campos atuava até então como Superintendente de Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo. De acordo com currículo disponibilizado pelo Mapa, Campos é engenheiro civil, formado pela Escola Politécnica da USP. Atuou como Deputado Federal em dois mandatos, entre 2007 e 2011 e 2011 e 2015. Também já foi Vice-Prefeito de Campinas e Secretário Municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo. Além disso, esteve na Presidência dos Correios entre 2016 e 2018, no mandato de Michel Temer (MDB), e foi Diretor Administrativo e Financeiro do SEBRAE São Paulo entre 2019 e 2022.
Campos é uma indicação do Partido Social Democrático (PSD), conforme noticiou o Valor, mesmo partido do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. O ex-deputado foi um dos fundadores do partido e primeiro líder da bancada do PSD na Câmara dos Deputados.