Política

Abiarroz considera anulação de leilão acertada e pede diálogo sobre arroz importado

A anulação do leilão para compra de arroz importado foi anunciada ontem (11)

Foto de prato com arroz branco.
| Foto: Pille R. Priske/ Unsplash

A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) emitiu nota hoje (12) sobre a decisão do governo federal pela anulação do leilão para compra de arroz importado, anunciada nesta terça-feira (11).

A entidade afirma que considera a decisão acertada e que espera diálogo do governo com o setor. “Defendemos ainda, incisivamente, que o Governo Federal reveja a política estabelecida nesse caso. Uma intervenção sem um diálogo construtivo com as partes envolvidas pode abrir precedente prejudicial à sustentabilidade do mercado, ao próprio consumidor final e à economia brasileira como um todo”, afirma em nota.

A anulação do leilão de 263,37 mil toneladas de arroz importado ocorreu após  suspeitas de que as empresas vencedoras não teriam capacidade de entregar o produto e de conflitos de interesse do secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller, que pediu demissão.

A importação de arroz foi anunciada no início do mês passado com o objetivo garantir o abastecimento e estabilizar os preços do produto no mercado interno após as inundações no Rio Grande do Sul em abril e maio deste ano. O setor produtivo se manifestou de forma contrária à importação.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pretende realizar um novo leilão com apoio a Advocacia-Geral da União (AGU) e da Controladoria Geral da União (CGU) para ter garantias de que as empresas tenham capacidade de entregar o arroz. Ainda não há data para o novo leilão.