Leite

Altas temperaturas provocam queda na produção de leite

As temperaturas elevadas estão prejudicando o bem-estar das vacas, diminuindo o tempo de pastejo em função do calor.

Além da diminuição da oferta de forragens devido à falta de chuvas, as temperaturas elevadas estão prejudicando o bem-estar das vacas; diminuindo o tempo de pastejo em função do calor e provocando queda na produção de leite. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (23) pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).

O clima seco da semana facilitou o controle da qualidade do leite, mantendo ou melhorando os índices legais exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Nos confinamentos, ainda há necessidade de ventilação e aspersão de água a fim de amenizar o calor; o que eleva o custo de produção em função da energia elétrica empregada neste manejo.

Ovinocultura

Apesar da baixa oferta forrageira, devido à falta de chuvas, o rebanho ovino segue com boas condições produtivas. O uso das pastagens cultivadas foi intensificado, a fim de ampliar o índice de ganho de peso dos cordeiros que serão ofertados para comercialização de final de ano. Já os produtores que utilizam apenas áreas de campo nativo estão suplementando com concentrados, tanto os cordeiros quanto as matrizes que serão encarneiradas. A esquilagem dos ovinos está sendo finalizada, e o período de encarneiramento já iniciou em algumas regiões, principalmente do rebanho laneiro.