Agronegócio

Programa de Eficiência de Carcaça 2022 supera expectativas e anuncia os vencedores

Pesquisa contempla a participação de produtores de várias regiões do país e tem como objetivo fomentar a produção de bovinos de acordo com os padrões estabelecidos, para elevar a qualidade do produto final

Com o objetivo de fomentar as boas práticas da pecuária brasileira, por meio da disseminação de informação e apoio aos produtores para atingir níveis elevados de eficiência, a quarta edição do Programa de Eficiência de Carcaça (PEC) anuncia os vencedores. Entre os quesitos, estão os parâmetros de avaliação do acabamento de gordura, maturidade, peso ao abate, pH da carne, padronização e uniformidade do lote.

A iniciativa contou com 1.314 inscrições de pecuaristas parceiros da Minerva Foods, uma alta de 83% no número de participantes. “Nosso objetivo é alinhar expectativas dos frigoríficos e com as exigências de mercado, e com isso instruir o pecuarista para melhorar cada vez mais a sua produção para atender as expectativas de mercado e melhor a rentabilidade”, informa a gerente de planejamento, projetos e programas de compra de gado da Minerva Foods, Melina March.

A iniciativa promoveu a avaliação de mais de 349 mil animais, totalizando quase 927 mil bovinos desde 2019. “A implementação do PEC tem gerado bons resultados a cada ano, com o engajamento dos produtores na implementação de um conjunto de boas práticas na criação e tecnificação no campo, que contribuem para alcançar mais eficiência e qualidade. Essa iniciativa permite agregar valor à cadeia como um todo, contribuindo para atender as exigências de diferentes mercados”, destaca o Diretor de Originação e Eficiência Operacional da Minerva Foods, Fabiano Tito Rosa.

Pesquisa

Ao longo do programa, as equipes multidisciplinares formadas por profissionais da Minerva Foods em conjunto com Biogénesis Bagó e Phibro Saúde Animal intensificaram as visitas presenciais às fazendas, com apresentação dos romaneios e discussões sobre aspectos da nutrição, manejo e sanidade dos animais. “Com os avanços conquistados, nossa expectativa é promover o crescimento do programa, para levar conhecimento a um número cada vez maior de pecuaristas. Analisando os números desta edição, observamos que estamos avançando neste objetivo”, reforça Fabiano. 

Uma dos gargalos da pesquisa foi a restrição das visitas presenciais durante a pandemia de COVID-19. “O treinamento de capacitação em nutrição animal passou por um período difícil pelo distanciamento social. Contudo, ainda assim conseguimos fazer com que os pecuaristas alcançassem os melhores resultados ano após ano”, destaca o Gerente de Marketing da Biogénesis Bagó para a América Latina, Carlos Godoy.

Quanto melhor é o trabalho do pecuarista, melhor é o trabalho da indústria e todos saem ganhando.

Danilo Grandini

A pesquisa é qualitativa, portanto não contabiliza apenas os números, mas também a qualidade da carcaça. “A pesquisa mostrou que 65% dos animais atendiam a faixa menor de quatro anos, 79% dos bovinos machos tinham o peso acima de 17 arrobas e 17% dos machos abatidos estavam com o acabamento adequado, com gordura adequada a mediana”, explica o Diretor Global de Marketing para Bovinos da Phibro Saúde Animal, Danilo Grandini.

4ª edição

A proximidade entre o pecuarista e a indústria possibilita a melhoria dos indicadores econômicos das propriedades participantes. Portanto, representa um ganho direto em termos de qualidade de carcaça e possibilidade de retorno econômico, visando a excelência na produção, a gestão e a sustentabilidade.

“O programa vem ganhando tração ano após ano e prova disso é que atingimos quase um milhão de animais abatidos. Um programa que oferece soluções baseadas em dados e que olha para o desafio de cada tipo sistema de produção foi nossa grande aposta para buscar uma pecuária cada vez maior e melhor”, ressalta o Gerente Nacional de Demanda da Biogénesis Bagó, Bruno Di Rienzo.

Confira a lista de vencedores por região:

Araguaína/TO

  • OURO: Arnardino dos Santos Gabriel – Fazenda Selma
  • PRATA: Marco Aurélio Teixeira Sampaio – Fazenda Mata do Mirante
  • Bronze: Daniel Glat – Fazenda Boa Sorte

Janaúba/MG

  • OURO: Antônio Augusto Athayde Júnior – Fazenda Planalto
  • PRATA: João Evangelista Dias – Fazenda Taquaril
  • Bronze: Rogério Pinto de Sousa – Fazenda Olhos D’Água

José Bonifácio/SP

  • OURO: Alexsandro Gonçalves de Paula – Fazenda 3 Roberta
  • PRATA: Ibar Vilela de Queiroz – Fazenda Vale da Primavera
  • Bronze: Antônio Macedo Rodrigues – Fazenda Bom Retiro

Mirassol D’Oeste/MT

Grand Prix: Wallace Antunes Gonçalves – Fazenda Morada do Sol

  • OURO: Pedro Correa Neto – Fazenda Lagoa Bonita
  • PRATA: Adão Alves Garcia Júnior – Fazenda Barra das Piraputangas
  • Bronze: Finpec Agronegócios – Fazenda Jaguar

Palmeiras de Goiás/GO

  • OURO: José Diogo Lacerda Partata – Fazenda Boa Vista
  • PRATA: Agrotri Agropecuária Triângulo – Fazenda Triângulo
  • Bronze: Alaer Luiz Marques – Confinamento Santa Barbara