Agronegócio

Adoção de sistemas e de métodos de gestão em negócios rurais

A gestão de propriedades rurais, ou, de maneira mais atual, de negócios rurais foi conduzida, por muito tempo, de maneira pouco formalizada e com poucos processos mapeados e desenhados. Isso deve-se ao desafio de atuar em um ambiente com grande imprevisibilidade, que exige mudanças diárias no planejamento operacional. Por outro lado, observa-se que a adoção de sistemas de gestão, incluindo softwares, força os negócios rurais (agrícolas ou agropecuários) a usarem práticas e métodos de gestão empresarial já consolidados em outros setores, especialmente a adoção do ciclo PDCA (Planejar, Agir, Fazer, Checar), por exemplo.

A adoção de sistemas de gestão apresenta uma série de vantagens e oportunidades para os negócios rurais. Uma primeira oportunidade é a adoção de um sistema de gestão financeira. A possibilidade de acompanhar as despesas e receitas de maneira sistematizada e distribuída nas diferentes atividades do negócio possibilita um maior controle da operação. Muitos produtores que adotam um sistema de gestão observam reduções de custos no primeiro momento, após o aprendizado e o uso de técnicas de gestão, como orçamentação e planejamento completo das operações anterior a execução.

Uma segunda vantagem está ligada à controladoria, evitando fraudes e desvios dentro do negócio. A adoção do sistema de gestão ajuda a controlar entradas e saídas financeiras. Em alguns casos pode ocorrer cobrança indevida, ou duplicada, por parte de fornecedores, o que é difícil de identificar sem controle organizado. Além disso, também pode melhorar o controle de fluxo de insumos dentro do negócio, por meio de um estoque organizado. Muitos sistemas possuem um vínculo entre as operações de campo e o estoque, possibilitando um acompanhamento em tempo real do fluxo de insumos.

Um terceiro ganho com a adoção de sistema de gestão é a oportunidade de trabalhar a delegação de atividades e funções, com oportunidade de maior monitoramento das entregas. Os negócios rurais ainda têm uma cultura muito forte de centralização e informalidade, com pouca oportunidade para a equipe operacional contribuir com melhorias. Os sistemas de gestão podem auxiliar na criação de uma rotina para registrar falhas e oportunidades de melhorias no negócio. Também podem abrir caminho para a estruturação de um sistema de remuneração variável, aumentando o engajamento das equipes.

O sistema de gestão pode ser o início de uma “virada de chave”

Dieisson Pivoto

Toda essa estruturação por meio de um software gestão com técnicas e métodos pode auxiliar na cultura do uso de indicadores e da melhoria contínua nas propriedades rurais. Com isso, os empresários rurais podem reduzir o tempo dedicado a atividades operacionais e aumentar o tempo destinado a pensar estrategicamente o negócio, como compras, vendas e desenho de processos mais efetivos com a equipe. Um dos grandes desafios dos negócios rurais é a execução de inúmeras funções por parte dos gestores principais do negócio. O sistema de gestão pode ser o início de uma “virada de chave”.

As opiniões expressas em artigos e colunas não refletem a posição da Revista e Portal Destaque Rural.

Confira também