Agronegócio

Gestão de vendas é fundamental para empresas do agro atingirem resultados, diz especialista

No agronegócio, apesar de ser crescente a demanda mundial por alimentos e novas tecnologias, o alerta é semelhante.

Após período de queda, Brasil voltou a registrar aumento no número de abertura de empresas, mas especialista em gestão e inovação explica o que é preciso para que as empresas do agro continuem crescendo.

Passado o pior momento da pandemia de covid-19, que resultou no fechamento de milhares de empreendimentos nos últimos dois anos, dados do Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério da Economia, mostram que 1,3 milhão de empreendimentos de pequeno, médio e grande porte iniciaram suas atividades no país nos primeiros quatro meses de 2022. Se de um lado o número expressivo mostra o reaquecimento da economia, por outro é preciso conscientização do empresário para a realidade do mundo dos negócios, já que o Brasil tem um histórico de fechamento de empresas nos primeiros anos de vida.

No agronegócio, apesar de ser crescente a demanda mundial por alimentos e novas tecnologias, o alerta é semelhante. “Para se manter no mercado, as empresas precisam investir em aumento de produtividade e isso acontece por meio de ferramentas especializadas de gestão de vendas e relacionamento com o cliente”, explica o especialista mestre em ciência da computação e fundador da Agrointeli, Renato Borges.

Borges, destaca a importância da gestão agrícola e monitoramento. Diante disso, a ferramenta da Agrointeli CRM, que no inglês significa Customer Relationship Management, ajuda as empresas no gerenciamento de todo processo de vendas, seja por meio do levantamento e organização de dados quanto pela centralização das informações. Para Borges, a plataforma é fundamental para a gestão de processos dentro das empresas e crescimento das vendas. “As fazendas que num futuro próximo não tomarem decisões a partir de dados vão quebrar. Vemos uma demanda muito forte da profissionalização do processo de vendas. Empresas que automatizaram suas rotinas de vendas tiveram 16% mais probabilidade de atingir metas mais agressivas”, afirma.

Vendedor do agro precisa se reinventar

Gestores e vendedores de segmentos como tecnologia, varejo e serviços, que utilizam ferramentas de CRM, superam as metas agressivas em 25% ou mais. Por que não trazer isso para o agro? É com esse foco que Borges defende a importância da aplicação de uma boa e eficaz gestão de vendas. “O futuro de vendas do agro é trazer as informações que os vendedores e consultores a campo precisam em um contexto certo e no momento adequado para que o trabalho deles seja otimizado. A ferramenta ajuda na implementação de técnicas de vendas para que as empresas desenvolvam uma equipe qualificada e preparada para superar suas metas e fidelizar clientes”, diz.

A ferramenta pode ser utilizada de forma off-line, conta com indicadores de performance dos vendedores e ajuda a empresa a melhorar a gestão da equipe de campo, uma vez que promove a otimização do planejamento das empresas e as ajuda a ganhar agilidade no envio de propostas e visitas, fornecendo relatórios personalizados.

Borges explica que um dos focos da plataforma é proporcionar ao usuário um sistema prático de entender e manusear, fazendo com que os vendedores e gestores comerciais a campo ‘batam o olho’ e consigam detectar gargalos e necessidades a serem solucionadas. “Nesses últimos anos nós ajudamos os clientes a tomarem decisões assertivas a partir da análise de dados dentro da porteira. Agora, ampliamos essas soluções para fora”, completa.