Solo

IDR Paraná irá abordar manejo de solos no Show Rural

No Show Rural serão apresentadas tecnologias que melhoram a preservação dos recursos naturais e contribuem para o rendimento das culturas.

Terra arada
Terra arada

A Unidade para Escarificação Biológica do Solo, do IDR-PR, promete ser um destaque imperdível no Show Rural 2024, em Cascavel. Este espaço será palco da apresentação de tecnologias inovadoras, projetadas para aprimorar a preservação dos recursos naturais e impulsionar o rendimento das culturas. O resultado esperado vai além dos campos agrícolas, buscando a sustentabilidade ambiental e econômica das propriedades rurais.

O último meio século testemunhou um aumento significativo no peso das máquinas agrícolas, resultando em uma mecanização intensiva que contribuiu para a disseminação da compactação do solo. Esse fenômeno representa um dos principais processos de degradação dos solos agrícolas, acarretando sérios problemas de conservação do solo e da água.

Diante desse cenário desafiador, a diversificação de culturas e o controle do tráfego de máquinas emergem como alternativas essenciais para atenuar a intensidade e a extensão da compactação do solo.

Durante o Show Rural, a equipe do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) não apenas orientará técnicos e produtores sobre a diversificação dos sistemas de produção, mas também destacará a importância da diversidade biológica dos sistemas radiculares das culturas de cobertura e do uso de “mixes” de plantas de cobertura. Essas estratégias visam não apenas aumentar os estoques de carbono orgânico total do solo, mas também promover práticas agrícolas mais sustentáveis.

Outro método inovador que será apresentado é a deposição estratégica de resíduos culturais sobre a superfície do solo. Essa prática visa interceptar as gotas de chuva, aumentando a infiltração de água no solo e, consequentemente, reduzindo a erosão hídrica acelerada, minimizando gradientes de temperatura e evitando a compactação do solo.

Além disso, a equipe do IDR-Paraná compartilhará métodos de escarificação biológica, incluindo a criação de poros de origem biológica, conhecidos como bioporos. Essas estratégias não apenas contribuem para o manejo de solos compactados, mas também são fundamentais para aumentar a produtividade das culturas e promover a proteção ambiental.

O Show Rural será também uma vitrine para alternativas sustentáveis, como o uso de dejetos de animais – cama de aviário, dejetos líquidos de suínos e de bovinos – em lavouras de grãos, como substituição ao fertilizante mineral. Os visitantes terão a oportunidade de comparar o desenvolvimento de plantas de soja adubadas apenas com dejetos em relação àquelas que receberam fertilizante mineral. A adubação orgânica aliada ao plantio direto surge como uma alternativa não apenas para a redução de custos, mas também para melhorar o controle da erosão, enriquecendo o solo com matéria orgânica e ampliando a capacidade de retenção e infiltração de água.

Para guiar os produtores no uso criterioso dos dejetos com base em critérios agronômicos, o IDR-Paraná apresentará uma metodologia simples durante o evento. Com o apoio do Governo do Paraná, este Show Rural, uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina, promete não apenas ser informativo, mas também inspirador, contribuindo para o avanço e modernização do setor. No ano passado, a feira bateu recordes com 384.122 visitantes e movimentou expressivos R$ 5 bilhões em negócios, sinalizando o impacto positivo no campo e nos sistemas de produção.

As informações são do IDR Paraná.