Metaverso

Explorando o potencial do metaverso no agronegócio: Uma visão para o futuro

Conforme um estudo recente da consultoria Ernst & Young os agricultores brasileiros são mais de uma década mais jovens do que os seus pares dos Estados Unidos e da Europa. Essa jovialidade é um prato cheio para a aceitação de novas tecnologias

Colaboração: Rafael Martins – Head de Inovação Ciarama Maquinas by John Deere

O conceito de metaverso tem chamado a atenção para empresas como uma possível solução transformadora. No entanto, para muitos, ainda é visto como um conceito distante, mais voltado para o entretenimento do que para a realidade dos negócios.

Contudo, é essencial observar as tendências do mercado e nos preparar para o futuro. No contexto do setor agrícola, onde os produtores rurais frequentemente operam em modelos de negócios sucessórios, é crucial considerar como a próxima geração, imersa na era digital, irá moldar o futuro desse setor. Hoje, muitos produtores rurais estão passando seus negócios para a próxima geração, que cresceu imersa no mundo digital. Esses jovens estão acostumados a passar horas em

ambientes virtuais, como os encontrados em jogos populares como Fortnite, PUBG e Free Fire, que inclusive já conta com diversas atrações no mundo real como é o caso de shows de artistas mundialmente reconhecidos, como o caso da turnê “Turnê da Fenda” da cantora Ariana Grande dentro do jogo Fortnite.

Imagem: www.fortnite.com

Entender essas tecnologias será essencial para ter sucesso no Brasil visto que somos privilegiados nesse aspecto, pois ao contrário do que acontece em outros países onde a idade média da população participante do agronegócio está ficando mais velho, vide a famosa série Clarkson’s Farm (Uma série documental britânica sobre Jeremy Clarkson e sua fazenda onde documenta as tentativas de Clarkson de administrar uma fazenda de 1.000 acres (400 ha) cuja primeira temporada estreou no Amazon Prime Video em 11 de junho de 2021), a população de nossos agricultores está ficando cada vez mais jovem.

Conforme um estudo recente da consultoria Ernst & Young os agricultores brasileiros são mais de uma década mais jovens do que os seus pares dos Estados Unidos e da Europa. Em 2013 a idade média do agricultor brasileiro era de 48 anos e hoje o IBGE aponta uma idade média de 46 anos. Essa jovialidade da agricultura brasileira é um prato cheio para a aceitação de novas tecnologias e novas formas de interação.


Além disso, tecnologias complementares ao metaverso, como realidade aumentada e realidade virtual, estão cada vez mais presentes e acessíveis. Essas tecnologias já permitem realizar treinamentos imersivos, especialmente quando os equipamentos reais não estão disponíveis, e os recursos tecnológicos, como óculos de realidade virtual, proporcionam uma imersão virtual que se assemelha à experiência real de prática.

Essas inovações também estão sendo aplicadas para auxiliar diversos processos no setor agrícola. Por exemplo, técnicos podem utilizar a realidade virtual para realizar manutenções à distância, encurtando a distância entre especialistas e equipamentos agrícolas que precisam de assistência.
Como resposta a essa tendência, empresas do setor agrícola estão se adaptando e adotando o metaverso como parte de suas estratégias para o futuro.

Um exemplo disso é o que estamos fazendo aqui na Ciarama Máquinas, onde estamos lançando um metaverso com uma loja virtual para divulgar nossos principais produtos e serviços.
Queremos com isso reforçar o nosso foco no agricultor, e estar onde ele deseja estar.

Ambiente Virtual

Acreditamos que o Metaverso permitirá aos nossos agricultores um acesso as nossas tecnologias 7 dias por semana e 24 horas por dia, em um ambiente descontraído e de muita interação e informação. Nosso objetivo é o de cada vez mais aprender sobre essas tecnologias e estar mais perto dessa nova geração de agricultores que estão cada vez mais ávidos por diferentes formas de interação.

Para quem quiser conhecer a nossa loja no metaverso pode ter acesso ao ambiente piloto no link https://metaverso.ciarama.com.br

Metaverso Cinerama Máquinas John Deere

E para completar essa busca incessante por tecnologias que aumentem a nossa capacidade de compartilhar e disseminar informações, estamos também utilizando óculos de realidade virtual para integrar colaboradores que estão em diferentes locais, permitindo que conheçam todas as estruturas da empresa sem a necessidade de deslocamento físico.

Colaboradores Ciarama Máquinas John deere utilizando óculos de realidade virtual

A utilização de óculos de realidade aumentada que já é realidade nas manutenções de equipamentos da construção civil também já está sendo utilizado aqui, para que os especialistas possam orientar os consultores técnicos e os agricultores no campo. No caso abaixo temos um operador na fazenda do agricultor sendo instruído por um especialista locado em nossa matriz em Dourados/MS, com toda essa tecnologia oferecemos aos agricultores um serviço de qualidade em qualquer lugar que ele esteja e com o melhor especialista

Operador recebendo instruções a distância

Em suma, o metaverso está emergindo como uma ferramenta promissora no agronegócio, oferecendo oportunidades para inovação, treinamento e colaboração. Ao se adaptar e adotar essas tecnologias, as empresas do setor podem posicionar-se para enfrentar os desafios do futuro com sucesso, impulsionando o crescimento e a eficiência no agronegócio brasileiro.
Eu já escrevi vários artigos falando sobre essas tecnologias e como elas poderiam ser utilizadas no nosso agronegócio e fico muito feliz que toda essa visão de futuro que eu tinha está sendo aplicado hoje no meu dia a dia.