A Colheita do Trigo no Rio Grande do Sul foi oficialmente aberta neste sábado (08), em Cruz Alta. O ato simbólico foi realizado na na Fazenda São Luiz, durante a XVI Fenatrigo. Com recorde de área plantada e bom desenvolvimento das lavouras, o estado estima superar a produção recorde do ano passado e pode alcançar 3,9 milhões de toneladas, de acordo com a Emater/RS-Ascar.
Apenas em Cruz Alta, 28 mil hectares foram cultivados com o grão nesta safra, o que representa um aumento de cerca de 20% em relação ao ano passado, de acordo com o município. “Nós sempre plantamos trigo, mas teve algumas épocas em que plantava em cima de prejuízo. Hoje tem melhorado a tecnologia então se consegue, a não ser que seja por outras intempéries, ter recurso para colher trigo na região”, disse Antenor Macagnan, proprietário da área onde foi realizada a Abertura, à Fenatrigo. “Para mim foi motivo de alegria e de muito orgulho porque é a primeira vez que acontece na nossa propriedade”, declarou.
A expectativa agora é de que o clima siga favorável e de que os produtores tenham boas condições de comercialização, de acordo com o Presidente da XVI Fenatrigo, Moacir Magalhães. “Nós produtores, com muito orgulho e carinho, a gente faz a semeadura lá em maio e junho da cultura e agora é hora de colher os frutos. Depois de toda manutenção, de cuidado e manejo com as plantas, agora é hora de colher os frutos e a gente espera sempre ter bons resultados”, afirmou.
A Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto também participou da abertura. “O poder público precisa ser o facilitador de políticas públicas para o produtor rural, e por isto estamos caminhando ao lado dele e também dos empresários. É aqui que muita tecnologia tem sido feita e levada por todos os lados”.
Confira também
Com informações da Fenatrigo e da Prefeitura de Cruz Alta