A colheita da soja continua se estendendo no Rio Grande do Sul. Nesta semana, ela alcançou 99% da área cultivada, conforme o Informativo Conjuntural, publicado nesta quinta-feira (09) pela Emater/RS-Ascar. Tradicionalmente, a colheita já estaria encerrada neste período do ano.
A última semana registrou dias predominantemente secos, mas a umidade elevada dos solos e a espera pela finalização de ciclo de alguns replantes fizeram com que a colheita evoluísse pouco. “Outro fator que determinou a lentidão foi a presença de plantas espontâneas de inverno em meio às entrelinhas, principalmente azevém, que além de dificultar o processo mecânico de corte em razão do embuchamento de colheitadeiras, acarretou em maior dificuldade na diminuição de umidade dos grãos e aumentou o teor de umidade e de impurezas nas cargas de soja, elevando os descontos”, explica a Emater.
A projeção de quebra de 55% foi mantida, com produtividade estimada entre 1.400 e 1.500 kg/ha na média estadual.
Regionais
Além de Caxias do Sul, Passo Fundo e Erechim, que já haviam encerrado a colheita, as regionais de Frederico Westphalen e Soledade também chegaram ao fim da operação.
Na regional Santa Rosa, a colheita supera o índice de 99%. Em nova avaliação, incluindo lavouras de safrinha, a produtividade estimada totalizou 555 kg/ha, significando redução de 83% dos 3.292 kg/ha projetados incialmente.
Com informações da Emater/RS-Ascar