Após mais um final de semana de chuva constante e volumosa, o Rio Grande do Sul terá uma semana com menos chuva e muito frio. A frente fria que estava atuando no estado se deslocou nesta segunda-feira (13), encerrando o período de chuva.
Nesta terça-feira (14), o tempo seco já predomina no estado com temperaturas mais baixas e formação da geada em alguns pontos. Essas condições seguem amanhã (15) e a chuva retorna na quinta-feira (16), com volumes menores, de até 15mm. “O tempo não vai esquentar, vai seguir frio, então [a chuva] vai trazer sensação de mais frio ainda. Essas pessoas que estão desabrigadas, os que ainda estão fazendo resgates precisam ter atenção a isso, principalmente para as pessoas que estão nos abrigos”, ressalta a agrometeorologista do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Jossana Cera.
Entre a sexta-feira (17) e segunda-feira (20), o estado deve registrar novamente tempo seco e temperaturas baixas, especialmente na região da Campanha. “Será uma semana com maior predomínio do tempo seco aqui no estado, favorecendo que essa água comece a descer”, ressalta Jossana. Apesar disso, o predomínio dos ventos do quadrante sul nos próximos dias deve dificultar o escoamento da água do Guaíba para Lagoa dos Patos e para o Oceano. “Esse vento sul acaba represando a água, então talvez ela não desça com a mesma fluidez”, explica.
A partir da semana que vem há novamente previsão de chuvas volumosas, mas a agrometeorologista considera que ainda está cedo para uma previsão mais concreta. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) aponta para a possibilidade de pancadas de chuvas que podem superar 90 mm no centro-leste do Rio Grande do Sul nesse período, com acumulados menores no restante da região.