Eleições

Republicano Donald Trump é eleito presidente dos EUA e dólar registra alta

Ex-presidente conquistou os 270 delegados e superou a democrata Kamala Harris

Foto de Donald Trump. Ele está sério, usa terno preto e gravata vermelha e está em frente a bandeira dos EUA e de foto da Casa Branca.
Donald Trump será o 47º presidente norte-americano | Foto: Library of Congress/Unsplash

O republicano Donald Trump foi eleito, pela segunda vez, presidente dos Estados Unidos da América (EUA). A vitória foi comemorada por Trump em discurso para apoiadores logo nas primeiras horas da manhã de hoje (06). A celebração ocorreu após as primeiras projeções indicarem a vitória sobre a candidata democrata, a atual vice-presidente Kamala Harris. A confirmação veio com a projeção da Associated Press, divulgada após a conquista do republicano do Wisconsin, o que garantiu os 270 delegados necessários para a eleição.

“Eu quero agradecer ao povo americano pela honra extraordinária de ser eleito seu 47º e 45º presidente”, disse Trump aos apoiadores. O novo presidente também terá a maioria republicano Congresso e no Senado norte-americanos. Entre as promessas, está o maior esforço de deportação na história do país, já na política externa é esperado apoio a Israel e negociações com Rússia e Ucrânia. A campanha do republicano também foi marcada por duas tentativas de assassinato.

Após a derrota em 2020, Trump inflamou apoiadores questionando a legitimidade das eleições, o que levou a um violento ataque ao Capitólio dos Estados Unidos, centro do poder legislativo, em 06 de janeiro de 2021. Com isso, ele sofreu o segundo impeachment no Congresso norte-americano, o que o tornou o único presidente dos EUA a ser impeachmado duas vezes.

Ele também é a primeira pessoa condenada na Justiça a ser eleita presidente do país e o mais velho a assumir o cargo. Trump foi condenado em maio por um júri em Nova York em 34 acusações criminais por um esquema de pagamento de subornos a uma atriz que dizia que os dois tiveram relações. O pagamento foi declarado como gasto de campanha, sendo considerado fraude contábil. A sentença está prevista para este mês.

Conforme a Associated Press, ele também foi considerado responsável em dois outros casos civis em Nova York: um por inflar seus bens e outro por abusar sexualmente do colunista E. Jean Carroll em 1996. Ele enfrenta outras acusações, inclusive por interferência nas eleições de 2020 na Geórgia, por tentativa de anular o resultado das eleições que perdeu, por manuseio indevido de material confidencial e por crimes sexuais, o que ele nega. O prosseguimento dos processos e as condenações ficam em xeque com a eleição.

Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump pela vitória no pleito realizado nessa terça-feira (06). Ao defender o respeito ao resultado eleitoral, o presidente brasileiro desejou sorte e sucesso ao futuro governante dos EUA.

“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, disse Lula por meio das redes sociais.

Recentemente, Lula havia manifestado preferência pela candidata Kamala Harris. Segundo ele, uma vitória da candidata democrata resultaria em fortalecimento da democracia.

Mercado

Os preços das ações, rendimentos dos títulos e criptomoedas, como o bitcoin, subiram nos EUA com a vitória de Donald Trump. Investidores esperam crescimento mais rápido da economia e políticas mais amigáveis ao mercado, conforme a Associated Press.

Além disso, Trump promete medidas protecionistas, como taxas maiores para importações, o que pode reduzir as compras norte-americanas de mercadorias do exterior, inclusive de produtos brasileiros.

Conforme informações da Reuters, às 9h42, o dólar à vista subia 1,43%, a 5,8294 reais na venda. Na B3 (BVMF:B3SA3), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento tinha alta de 1,47%, a 5,851 reais na venda.

Com informações da Associated Press, Reuters e Agência Brasil