Política

Ministro do Desenvolvimento Agrário ressalta erradicação da fome e promoção do acesso à terra

A nova pasta do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar empossou hoje (03) o ministro Paulo Teixeira. A cerimônia de posse contou com a presença de movimentos sociais e entidades ligadas à Agricultura Familiar. O evento também recebeu o Vice-presidente, Geraldo Alckmin, o ex-ministro da pasta Pepe Vargas (PT), parlamentares, novos ministro e representantes do Judiciário.

Em seu discurso, Teixeira destacou a fome, reforma agrária e sustentabilidade como desafios e eixos da sua gestão. “Hoje nós iniciamos esse desafio de erradicar a fome e dar condições de vida mais dignas ao povo que vive no campo. Nesse sentido, queremos resgatar o papel do estado brasileiro, que através deste e de outros Ministérios, deve promover o acesso à terra”, disse o ministro.

Ele também elencou direitos que devem ser promovidos no campo, incluindo internet, água, energia elétrica, assistência técnica e escolas. Quanto à sustentabilidade, destacou a participação da agricultura familiar. “Nós temos um papel no campo fundamental para evitar na humanidade um desastre ambiental e ecológico, que é o desastre climático e, na pequena agricultura, sempre voltar para a recuperação do meio ambiente, recuperar as nascentes, recuperar as áreas de proteção ambiental e de florestas”.

Em relação ao relacionamento com demais ministros, Teixeira afirmou que já está em diálogo com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para manter os programas existentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) voltados para a agricultura empresarial, agora que a entidade passa a integrar o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Teixeira também disse que manterá articulação com os movimentos sociais.

A cerimônia de posse contou com a presença de movimentos sociais e autoridades | Foto: Antonio Araujo/Mapa

Ministro

Paulo Teixeira nasceu em Águas da Prata, no interior de São Paulo. Iniciou a vida política em 1980, quando conheceu o Lula e se filiou ao PT. Advogado e mestre em Direito no estado de São Paulo, foi subprefeito de São Miguel Paulista de 1989 a 1992 e Secretário de Habitação na gestão Marta Suplicy de 2000 a 2004. Em 2022, foi eleito para o quinto mandato de Deputado Federal por SP, foi líder do PT na Câmara e Secretário Geral do PT, também atuou na coordenação na campanha do atual presidente Lula.

Paulo Teixeira é um dos autores das leis de auxílio emergencial do Vale Gás e de Suspensão de Despejos. Também é relator do novo Código de Processo Civil, que incluiu o artigo que obriga a participação do poder público na mediação de conflitos em terras urbanas e rurais.

Com informações do Mapa