Lei

Panambi (RS) se torna oficialmente a Capital Nacional da Pós-Colheita de Grãos

Cerca de 60% dos grãos no Brasil recebem tratamento pós-colheita com equipamentos produzidos em Panambi-RS | Foto: Wenderson Araujo/Trilux/CNA
Cerca de 60% dos grãos no Brasil recebem tratamento pós-colheita com equipamentos produzidos em Panambi-RS | Foto: Wenderson Araujo/Trilux/CNA

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou na segunda-feira (2) a lei que confere ao município de Panambi (RS) o título de Capital Nacional da Pós-Colheita de Grãos. A Lei 14.953, de 2024 foi publicada na última terça-feira (3) no Diário Oficial da União (DOU). 

A norma tem origem no projeto de lei (PL) 5.990/2019, de iniciativa do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) e relatado pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). A matéria foi aprovada pelo Senado no mês de julho.

Segundo dados apresentados pelos parlamentares durante a sessão plenária, aproximadamente 60% dos grãos colhidos no Brasil são tratados no período de pós-colheita em equipamentos produzidos em uma das mais de 100 empresas do polo industrial de Panambi.

“O pioneirismo no processo de mecanização agrícola no país, associado ao alto índice de alfabetização e ao empenho dos empresários em investir sistematicamente em pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de equipamentos para beneficiar e armazenar grãos, transformou Panambi num polo de avançada tecnologia para o setor”, afirma Mourão no parecer.

Fonte: Agência Senado