Estoques públicos

Contrato de opção de venda de arroz está em “fase final de elaboração”, afirma presidente da Conab

A Conab receberá cerca de R$ 1 bilhão para a aquisição de até 500 mil toneladas de arroz longo fino em casca

Foto de espigas de arroz em lavoura.
O instrumento será destinado aos agricultores e às cooperativas | Foto: Banco de Imagens

O Contrato de Opção de Venda para até 500 mil toneladas de arroz, anunciado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), está em fase final de elaboração, segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto. A Conab receberá cerca de R$ 1 bilhão para a aquisição de até 500 mil toneladas de arroz longo fino em casca, tipos 1 e 2 da safra 2024/25, por meio de contratos a serem ofertados em leilões públicos. O instrumento será destinado aos agricultores e às cooperativas.

“Vamos contratar, além do frete da colheita até o depósito, vamos assegurar mais 20% acima do preço mínimo. Na hora da venda, se o preço de mercado estiver acima do que está no contrato, o produtor pode vender para o mercado, é opcional, mas se baixar o preço do mercado, ele tem esse valor assegurado e a Conab comprará”, afirmou Pretto durante a coletiva de imprensa de anúncio do 2º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, realizada hoje (14).

A medida tem o objetivo de estimular a produção nacional de arroz. Esta modalidade de seguro de preços dá ao produtor rural ou à sua cooperativa o direito, mas não a obrigação, de vender seu produto para o governo, em uma data futura, a um preço previamente fixado.

Para participar do contrato, é preciso estar cadastrado no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes (SICAN), o que é obrigatório a quem desejar participar dos leilões públicos.

Com informações da Conab