Os preços dos ovos estão em forte alta neste início de fevereiro, refletindo a combinação entre maior demanda e menor oferta; especialmente de ovos maiores, dos tipos extra e jumbo. Entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro, o preço da caixa com 30 dúzias de ovos brancos tipo extra registrou alta de 11% na região produtora de Bastos (SP); fechando a R$ 124,43, em média, na quinta-feira, 3.
Para o produto vermelho, as cotações subiram com ainda mais intensidade: 13,8%, para R$ 143,44/cx também no dia 3. Somente nos três primeiros dias de fevereiro, a média mensal parcial dos preços nessa região paulista já é 13,1% maior que a de janeiro para o ovo branco e 19,4% superior para o vermelho.
De acordo com colaboradores do Cepea, a expectativa é de que os preços continuem firmes nos próximos dias;; devido à oferta enxuta de ovos e ao possível aumento das vendas com o retorno das aulas e o pagamento dos salários de grande parte da população. Além disso, vale lembrar, o custo de produção dos ovos segue em alta, fator que também corrobora para reajustes positivos nas cotações da proteína.
Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)