Março trouxe o quarto mês seguido de deflação nos preços recebidos pelo produtor, segundo relatório divulgado pela equipe econômica da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). O Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) registrou deflação de 0,19% em relação ao mês de fevereiro, que também teve forte deflação de 3,4%. Esse resultado é um reflexo da queda sazonal do preço do arroz, que neutralizou a alta de outros produtos como milho e trigo.
Para o consumidor, entretanto, os preços continuam subindo. O IPCA Alimentos registrou uma alta de 2,04% no período, em comparação com os 3,92% acumulados do IIPR no primeiro trimestre. Isso demonstra que a inflação está ocorrendo em outros pontos da cadeia produtiva, conforme a equipe econômica da Farsul.
Os custos do produtor também seguem em alta, segundo o relatório. O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) registrou inflação de 0,42% em março, sofrendo impacto da elevação nos preços de inseticida. No acumulado de 2025, os custos do produtor acumulam alta de 2,04%, enquanto nos últimos 12 meses, o valor acumulado é de 4,08%. Esses números são resultado direto de aumentos em fertilizantes e frete.