Economia

Custos de produção dos produtores gaúchos sofrem elevação de 8,37% em março

Após quedas em janeiro e fevereiro, o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP), teve alta de 8,37% em março em comparação com o mês anterior. O aumento está relacionado à escassez de fertilizantes no mercado internacional diante da invasão russa à Ucrânia, conforme a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), que divulgou os dados hoje (26).

Com a elevação em março, o IICP acumulado em 12 meses saltou para 42,76%. O resultado está acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mesmo período, que ficou em 11,30%. No acumulado do ano, o IICP atingiu 7,34%, contra 3,20% do IPCA.

Já o Índice de Inflação dos Preços recebidos pelos Produtores (IIPR) manteve o movimento de alta em março. O aumento foi de 5,34% em relação a fevereiro. Conforme a Assessoria Econômica da Farsul, esta elevação dos preços é reflexo da expectativa de menor oferta em função da produtividade afetada pela estiagem.

O IIPR acumulado em 12 meses ficou em 17,27%, superior ao IPCA Alimentos do período que atingiu 11,62%. Essa diferença, segundo a Farsul, confirma que o aumento dos preços na gôndola não estão somente atrelados aos reajustes de preços recebidos pelos produtores, mas a diversos outros fatores.

Fonte: Farsul