Economia

Ciclo PDCA: a etapa de planejamento em negócios do Agro

Um dos métodos mais utilizados de gestão no mundo é o ciclo PDCA. Chamado também de Ciclo de Deming, trata-se um método de gestão que visa a melhoria contínua dos processos. Este ciclo é baseado em quatro etapas: planejar (plan), executar (do), verificar (check) e agir (act) como observado na figura abaixo. Apesar de estar disponível há mais de um século, muitos negócios no agro, especialmente propriedades rurais e pequenas e médias empresas do setor, ainda possuem dificuldade para utilizá-lo de maneira completa e perene.

Nesse texto daremos ênfase ao P (planejamento) do Ciclo PDCA. Essa fase é a mais importante, pois sustenta todas as outras etapas e está na base da filosofia de melhoria contínua. Em função da carga de trabalho dos gestores do Agro, e foco no operacional, essa etapa é negligenciada em muitos negócios. O investimento em tempo para produzir um bom planejamento tem como consequência a economia de tempo nas fases seguintes, em função de ajudar no foco e evitar falhas e desperdício de recursos durante o processo de execução.

Dentro da etapa de planejamento, o primeiro passo é localizar os desafios para a organização. Os desafios apresentam-se de duas formas básicas: problemas e oportunidades. As oportunidades podem estar no mercado, externas a organização, como demandas de novos produtos e serviços. Já os problemas afetam diretamente os negócios, destruindo valor e deteriorando os resultados.

É na fase de planejamento que as oportunidades podem ser identificadas, exploradas e estratificadas em desafios menores. Aqui é válido explorar tendências de mercados, oportunidades emergentes, o que os concorrentes estão fazendo e quais os recursos da empresa. Um exemplo aplicado no agronegócio são os produtores rurais do Mato Grosso, que ao identificar oportunidades mercadológicas para produção de etanol de milho e produtos derivados, começaram a se organizar em condomínios e cooperativas e a planejar plantas industriais para processar a produção.

Muitos gestores no agronegócio não conseguem enxergar e capturar as oportunidades porque estão inseridos em suas rotinas por uma série de problemas a resolver.

Dieisson Pivoto

Muitos gestores no agronegócio não conseguem enxergar e capturar as oportunidades porque estão inseridos em suas rotinas por uma série de problemas a resolver. O método do PDCA aliado a qualidade total auxilia a trabalhar com os sensos de orientação, organização, urgência e foco. É preciso abrir espaço para pensar e planejar o aproveitamento de oportunidades do mercado.

Na fase de planejamento é importante utilizar dados e informações para validar as decisões. Por exemplo, uma cerealista ou revenda de insumos que pretende ampliar sua área de atuação precisa ter dados disponíveis sobre número de clientes, potencial do mercado e valor necessário a ser desembolsado para aquisição de novos clientes. O objetivo é não ficar com informações que não dão suporte ao processo de execução. A fase de planejamento, nesse caso, auxilia na contratação do time de vendas e fechamento de contratos com fornecedores para representação, entre outras ações.

Investir em gestão prepara a organização para o crescimento e perenidade.

Dieisson Pivoto

O objetivo aqui foi reforçar a importância do planejamento dentro do Ciclo PDCA. Muitas empresas do agronegócio podem aumentar o engajamento das equipes e gerar mais valor adotando a etapa de planejamento de maneira formalizada e desdobrando o planejamento para planos de ações, procedimentos padrões, entre outras ações simples de gestão. Investir em gestão prepara a organização para o crescimento e perenidade.

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