Economia

Banrisul disponibiliza linhas de crédito para produtores atingidos pela estiagem

O Banrisul dispõe de linhas de investimento que possibilitam o financiamento de obras e infraestrutura que visem à mitigação dos efeitos de fenômenos climáticos, como a estiagem que assola o Estado do Rio Grande do Sul. As linhas de crédito para financiamento em irrigação – como Agroinvest, Pronamp, Pronaf e Proirriga – oferecem amparo aos produtores rurais para construção de cisternas, de microaçudes ou poços artesianos; para a implantação de sistemas de irrigação, incluindo a infraestrutura para captação de água e energia, caixas d’água; e para a melhoria da estrutura de solos (correção, adoção de práticas conservacionistas e adubação verde).

Essas linhas contam com recursos próprios do Banrisul, recursos com taxa equalizada pelo Tesouro Nacional* e recursos repassados pelo BNDES* (*as contratações dependem de autorização do Tesouro Nacional). Os prazos de financiamento podem chegar a 10 anos, com taxas a partir de 3% a.a., conforme o tipo de recurso disponível. “Investir em sistemas de irrigação, por exemplo, pode auxiliar pequenos produtores rurais ligados à agricultura familiar a estruturarem sistemas de abastecimento, garantindo sua produção mesmo diante de um período de seca”, destaca o diretor de Crédito do Banco, Osvaldo Lobo Pires.

Além disso, com o objetivo de viabilizar estratégias de enfrentamento aos impactos da estiagem nos municípios gaúchos, o Banrisul dispõe de linha especial para financiar o setor público, a FEB – Financiamento Especial Setor Público. As cidades atingidas pela seca podem buscar recursos para investimentos em aquisição de máquinas e equipamentos para perfuração e implantação de poços artesianos; em sistemas geradores de energia fotovoltaica; bem como financiar a aquisição de máquinas pesadas para abertura de açudes, barragens e sistemas de captação de água. O prazo de pagamento é de até cinco anos.

O Banrisul financia, ainda, empresas e cooperativas interessadas em investir em projetos de produção e comercialização de equipamentos, bem como na criação de novas tecnologias voltadas à modernização e ampliação da infraestrutura para mitigação de riscos climáticos. Linhas de crédito como Inovacred 4.0, Banrisul Fomento, Banrisul Fampe Mais e Giro Banrisul FGI, impulsionam a inovação bem como potencializam o aumento do fluxo de caixa.

Crédito para o setor leiteiro

O Banrisul está disponibilizando recursos com condições especiais para atender o setor. Por meio de convênio com as cooperativas do segmento, a instituição oferece condições especiais para os cooperados. A linha de crédito permite que o produtor compre ração para o gado de leite, mantendo as matrizes leiteiras na propriedade.

Os produtores rurais são indicados pelas cooperativas das regiões atingidas pela seca – e é a entidade quem repassa os recursos, alcançando a ração necessária para a manutenção dos animais. O prazo do financiamento é de até 12 meses.

Financiamento para energias renováveis

O Banrisul também oferece linhas de crédito para financiamento de equipamentos para captação e armazenamento de energia solar (placas, baterias e inversores), eólica (pequenas estações), biomassa, e biogás. Um exemplo é o CDC Sustentabilidade, solução que permite financiar 100% do valor do bem, incluindo a mão de obra para instalação, com prazo de até 8 anos.

“Além da linha CDC Sustentabilidade, o Banrisul disponibiliza outras alternativas de financiamento para o segmento, de acordo com as características e necessidades dos clientes”, afirma o diretor Comercial de Distribuição e Varejo da instituição, Fernando Postal.

Fonte: Banrisul