Visando o controle da ferrugem asiática, uma das principais pragas da cultura da soja o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, na última quarta-feira (15 de maio), a Portaria nº 1.111 que estabelece os períodos de vazio sanitário e de calendário de semeadura de soja em nível nacional, referentes à safra 2024/2025.
Vazio Sanitário
O vazio sanitário é um período obrigatório de ausência total, de 90 dias, de plantas vivas de soja no campo, estabelecido para interromper o ciclo do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática. Este fungo pode sobreviver em plantas vivas, portanto, a eliminação temporária de cultivos de soja ajuda a reduzir a incidência da doença na safra subsequente. Para a safra 2024/2025, o vazio sanitário será estabelecido de acordo com a regionalidade, considerando as características climáticas e agronômicas de cada região.
Calendário de Plantio
o calendário de semeadura é adotado como medida fitossanitária complementar ao período de vazio sanitário. Implementada no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS) a ação visa à racionalização do número de aplicações de fungicidas e a redução dos riscos de desenvolvimento de resistência da ferrugem asiática da soja às moléculas químicas utilizadas no seu controle.
A publicação do calendário de semeadura e do vazio sanitário é parte das ações do MAPA para garantir a sustentabilidade e a produtividade da cultura da soja no Brasil. Para mais detalhes, acesse a notícia completa no site do Ministério da Agricultura.
Ferrugem Asiática
A Ferrugem Asiática da soja é uma doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, que pode resultar em perdas significativas de produtividade. A doença se manifesta por meio de manchas nas folhas, que levam à desfolha precoce e comprometem o desenvolvimento das plantas. O controle da ferrugem asiática envolve a aplicação de fungicidas e a observação de práticas agrícolas como o vazio sanitário.
Períodos de semeadura para a cultura da soja:
Fonte: MAPA