Epidemia de ferrugem

Epidemia de Ferrugem Asiática marca safra de soja 23/24

Discussão abordou uma avaliação sobre a incidência de doenças na safra de soja 23/24 com ênfase em ferrugem asiática

O Projeto Desafios da Soja marcou presença no estande da Corteva durante a Expodireto Cotrijal 2024, onde registramos uma conversa entre o agrônomo de campo da Corteva, Ariel Muhl, e o pesquisador da CCGL, Carlos Pizolotto. O tema em destaque foi uma avaliação sobre a incidência de doenças na safra de soja 23/24. A conversa revelou os desafios enfrentados no controle de doenças da cultura, com ênfase nos cenários da ferrugem asiática.

Estratégias preventivas são fundamentais para o manejo de doenças

Ariel iniciou a destacando a importância do programa Desafios da Soja, que tem como objetivo apresentar ao longo da cultura da soja os diferentes manejos necessários, incluindo medidas protetivas e o controle de doenças e pragas. Carlos complementou abordando a epidemia de ferrugem asiática, destacando a necessidade de estratégias preventivas, como aplicações mais precoces e o uso de produtos robustos desde o início da safra.

Carlos enfatizou a importância dos intervalos de aplicação e da proteção por camadas para um controle eficiente da ferrugem. Ele também abordou a necessidade de adaptação dos intervalos de acordo com a severidade da doença, recomendando intervalos menores em casos mais graves.

Além disso, foram discutidos diversos grupos de produtos e a importância da rotação de ingredientes ativos para evitar resistência. Carlos ressaltou a eficácia dos produtos e a necessidade de combinar diferentes estratégias, como tratamento de sementes e manejo cultural, para um controle efetivo das doenças.

Também foi abordado a safra histórica em termos de desafios no manejo de doenças, especialmente devido às condições climáticas favoráveis. Carlos alertou para a importância de aprender com essa safra e usar esses aprendizados nas próximas, visando evitar perdas de produtividade por doenças.

Mensagens-chave:

  • Necessidade de iniciar o manejo precoce de ferrugem asiática;
  • Respeitar os intervalos de aplicação e adotar uma abordagem integrada;
  • Combinar diferentes ferramentas para um controle eficaz das doenças.

A conversa entre Ariel e Carlos ofereceu subsídios para produtores e técnicos enfrentarem os desafios no controle de doenças da soja.

Sobre o Desafios da Soja

O Projeto Desafios da Soja é uma iniciativa do Portal Destaque Rural com o objetivo principal de realizar uma cobertura jornalística abrangente da safra de soja nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Mais do que simplesmente relatar os acontecimentos, o projeto busca estabelecer uma conexão entre a pesquisa acadêmica e a realidade enfrentada pelos produtores de soja.

Uma das características marcantes do Projeto Desafios da Soja é sua abordagem factual e abrangente sobre o desenvolvimento da safra, oferecendo aos seus leitores e espectadores uma visão detalhada e atualizada do panorama da produção. Para isso, o projeto não se limita apenas a relatar os acontecimentos, mas também busca dialogar com produtores, pesquisadores e outros profissionais envolvidos na cultura da soja.

Ao aliar a cobertura jornalística com a expertise acadêmica, o Projeto Desafios da Soja proporciona uma compreensão mais ampla dos desafios enfrentados pelos produtores, bem como das soluções e inovações que estão sendo desenvolvidas para superá-los. Dessa forma, o projeto desempenha um papel fundamental na disseminação de informações relevantes e na promoção do desenvolvimento sustentável da agricultura de soja na região sul do Brasil.

Patrocínadores

Na safra 2023/2024 o Projeto conta com o patrocínio da Corteva Agriscience, através de suas marcas Enlist® e Manejo Campeão Onmira™.