A semana já começou com tempestades na Região Sul do país, em função de uma área de baixa pressão atmosférica que favorece a formação de instabilidades em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A chuva ainda deve se intensificar entre a quarta (1º) e a quinta-feira (02).
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um sistema frontal sobre o oceano intensifica a chuva nessas áreas, com volumes significativos e mais abrangentes, acompanhados de trovoadas e rajadas de vento.
A chuva em excesso traz risco de alagamentos, inundações e enchentes. A tendência é de temporais isolados até o fim de semana, com grande incidência de raios, granizo e vendavais.
De sexta para sábado, um centro de baixas pressão pode gerar mais instabilidade forte. “Uma intensa e persistente corrente de jato em baixos níveis, um corredor de vento quente a 1,5 mil metros que surge na Bolívia, seguirá trazendo ar quente para o estado em altitude, o que favorece a formação de sucessivas áreas de instabilidade com chuva forte e temporais”, explica a MetSul. Com isso, há risco de fenômenos severos de vento muito isolados, como microexplosões e tornados.
Próxima semana
A chuva continua na semana entre 07 e 15 de maio, com previsão de pancadas de chuvas que podem superar 80,0 mm no Norte do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina. No restante da região, a previsão é de menores acumulados.