O sol predomina nesta segunda-feira (06) no Rio Grande do Sul, após dias de chuva intensa e temporais. A massa de ar seco e quente, que há semanas causa calor fora do normal para esta época do ano no Centro do Brasil, toma conta do território gaúcho.
No extremo Sul e na fronteira com o Uruguai se espera instabilidade com chuva e raios em diferentes pontos, especialmente nas áreas de Santa Vitória do Palmar e do Chuí. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas para a região. O alerta de Grande Perigo de Tempestade é válido para o Sudeste do Estado, alertando para chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo, com grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário. O aviso é válido até amanhã (07) de meio dia.
Calor
A massa de ar quente traz um dia de calor atípico para maio. As máximas à tarde vão ficar entre 31ºC e 33ºC na Grande Porto Alegre e nos vales. Na maior parte do interior, as máximas à tarde vão ficar próximas ou acima dos 30ºC. O vento em Porto Alegre nesta segunda sopra do quadrante Norte, acompanhando o ingresso de ar quente. É uma condição que facilita o escoamentos das águas do Guaíba para a Lagoa dos Patos e a baixa do nível na capital, de acordo com a MetSul.
Chuva
A chuva retorna a todas as regiões do estado na quarta-feira (08) com uma frente fria. Na quinta-feira (09), a previsão é tempo firme em quase todo o Rio Grande do Sul, mas cidades mais ao Norte do estado devem ter chuva em alguns pontos. Na sexta-feira (10), a instabilidade toma conta de grande parte do estado com chuva e trovoadas devido a uma área de baixa pressão. No sábado (11), alguns pontos ainda terão instabilidade.
Com informações da MetSul