A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de junho indica que as temperaturas ficarão acima da média em todo o país, principalmente na porção central, devido à redução das chuvas, com possibilidade de ocorrerem alguns dias de excesso de calor em algumas áreas.
Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas podem ultrapassar 26ºC. Na Região Centro-Oeste e norte da Região Sudeste, as temperaturas devem variar entre 20ºC e 24ºC, enquanto a Região Sul, são previstos valores menores, inferiores a 20ºC.
Já em áreas de maior altitude da região sul e sudeste, são previstas temperaturas próximas ou inferiores a 14ºC. Não se descartam a ocorrência de geadas em algumas localidades, especialmente aquelas de maior altitude, devido à entrada de massas de ar frio que podem provocar declínio de temperatura, o que é muito comum nesta época do ano.
Chuvas
Em relação às precipitações, o Inmet indica chuvas próximas e abaixo da média climatológica nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, bem como o sul da Região Norte, interior da Região Nordeste e oeste da Região Sul. Já para a faixa norte da Região Norte, leste da Região Nordeste, além de áreas pontuais do Maranhão, Piauí e Ceará, são previstas chuvas acima da média. O Inmet ressalta que há uma tendência de redução das chuvas na parte central do País nesta época do ano.
Considerando o prognóstico climático do INMET para junho de 2024 e seu possível impacto na safra de grãos 2023/24 para as diferentes regiões produtoras, a previsão de chuvas acima da média na faixa norte e leste da Região Nordeste deve continuar beneficiando a semeadura e início do desenvolvimento do milho e feijão terceira safras. Enquanto isso, em áreas do MATOPIBA (região que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a previsão é de chuvas abaixo da média, o que poderá reduzir os níveis de umidade no solo, principalmente em áreas dos estados do Piauí e Bahia, ocasionando restrição hídrica para o milho segunda safra.
Da mesma forma, em áreas do sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste, parte do Paraná e oeste dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde também são previstas chuvas abaixo da média, poderá haver redução dos níveis de umidade do solo.
Fonte: Inmet