Segundo dados do último informativo Conjuntural da Emater, o tempo seco dos últimos dias ajudou na colheita de trigo que se aproxima do final, restando apenas áreas no sul e no nordeste para serem colhidas. Em termos gerais, estima-se que 98% das lavouras tenham sido colhidas e que a produção seja de 2.164 kg/ha, representando redução de 28,38% em relação à projeção inicial.
Na região de Erechim e Passo Fundo 98% da área de trigo já foi colhida. As regiões de Santa Maria e Soledade também se aproximam do final da colheita, com 90% e 95%, (respectivamente) de suas áreas colhidas.
Aveia branca, cevada e canola tiveram as colheitas oficialmente encerradas. As culturas estão em entressafra.
A soja atingiu um índice de semeadura de 50%. O que é baixo se comparado ao ano anterior, quando nesta época a área semeada chegava a 70%.
Além do medo da perda de produtividade o agricultor enfrenta o desafio da impossibilidade da implementação de um plantio escalonado, que facilitaria os manejos culturais subsequentes.
A região administrativa de Bagé enfrenta danos significativos com alagamentos em áreas de relevo plano e erosão em locais com declividade acentuada. A região de Ijuí avança em relação a área semeada em ritmo acelerado, chegando a 72% de área semeada. Já na região de Santa Maria o ritmo é lento e apenas 35% da área já foi semeada.
A cultura do Milho apresenta um melhor desenvolvimento das áreas semeadas devido ao aumento das horas de sol nas últimas semanas. Mas a semeadura não avançou significativamente e a área total semeada agora é de 85%. A região de Bagé ainda não concluiu o plantio, e a área semeada até agora é de 50%. Já a região de Erechim tem toda a área prevista semeada e o milho está 20% em fase vegetativa e 80% em fase reprodutiva. Na região de Ijuí, há aumento significativo da incidência de bacteriose e de sintomas de enfezamento devido ao ataque de cigarrinha nas lavouras semeadas entre 01 e 20/08.
Com relação ao Arroz a semeadura avançou na Região Sul e na Campanha, e houve a retomada na Região Oeste do Estado. Na região de Bagé 60% das lavouras já possuem manejo de irrigação. Na de Santa Maria, foi possível realizar o plantio de alguns talhões que possuem maior capacidade de drenagem. O plantio superou 60% da área total, mas está atrasado em relação à safra, nesta mesma época, quando 90% da área já estava semeada.
Com relação aos preços, a Emater divulgou uma tabela atualizada.