Agronegócio

Rio Grande do Sul segue em “alerta máximo” com previsão de poucas chuvas

A estiagem no Rio Grande do Sul deve dar uma leve trégua no começo da próxima semana, com chuvas previstas para grande parte das áreas produtoras do Sul do Brasil. No entanto, essas chuvas devem ser irregulares e já na quarta-feira (15) a previsão é de que o tempo volte a abrir. A situação é preocupante, já que as próximas chuvas consistentes e regulares devem ocorrer apenas na última semana de dezembro.

“Como não há uma sequência de dias chuvosos, ou semanas chuvosas, as condições no RS ainda continuarão bastante preocupantes, em alerta máximo. As próximas chuvas só virão a ocorrer de fato na semana entre o Natal e o Ano Novo, ou seja, depois de 10 dias, antes disso dificilmente haverá chuvas novamente no Sul”, afirma o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos.

Próxima semana

Até o domingo (12), a presença de uma massa de ar seco manterá o tempo firme. A previsão é de sol e nebulosidade variável e temperaturas elevadas durante o dia, com valores acima de 30°C em diversas regiões. No domingo à noite, o ingresso de ar quente favorecerá a elevação da temperatura. A combinação de umidade e calor provocará pancadas de chuva e trovoadas isoladas em algumas regiões, conforme o Boletim Integrado Agrometeorológico da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Emater/RS-Ascar e Irga.

Entre segunda (13) e quarta-feira (15), a intensificação de uma área de baixa pressão sobre o Centro-Norte do Rio Grande do Sul pode provocar temporais com possibilidade de pancadas de chuva, típicas de primavera-verão, principalmente nos setores Leste e Nordeste. Na maioria das localidades do Estado, os volumes esperados são inferiores a 20 mm. Os maiores acumulados para a próxima semana deverão ocorrer na região Nordeste.

Janeiro

A expectativa é de que o próximo mês seja melhor do que dezembro em relação às chuvas. “Em janeiro os corredores de umidade descem sobre a região sul, levando chuvas um pouco mais frequentes. Mas, mesmo assim, devido ao L a Niña, bastante irregulares, principalmente no RS”, projeta Santos.

SC e PR

Para os outros estados da região Sul estão previstas melhores condições a partir da semana que vem, no entanto as chuvas devem seguir irregulares.

Com informações da SEAPDR