As perdas na produção de grãos causadas pelas chuvas e enchentes afetaram 48,6 mil produtores no Rio Grande do Sul. Os dados sobre os prejuízos na produção constam no Relatório de Perdas, elaborado pela Emater/RS-Ascar e divulgado hoje (04) pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e de Desenvolvimento Rural (SDR).
Os danos ocorreram principalmente nas áreas remanescentes de cultivos de verão, que ainda não haviam finalizado a colheita. A Emater/RS-Ascar ressalta que o evento deverá repercutir na redução da safra estadual.
Soja
Na principal cultura do estado, a soja, mais de 2,7 milhões de toneladas foram perdidas, com 15,6 mil produtores atingidos e 1,4 milhão de hectares afetados. Com isso, a estimativa de produção caiu 12,2% em relação à projeção divulgada em novembro de 2023, passando de 22,2 milhões de toneladas para 19,5 milhões, com a produtividade de reduzindo de 3.329 kg/ha para 2.923 kg/ha.
Arroz
No caso do arroz, 160,6 mil toneladas foram perdidas em uma área de 89,9 mil hectares, totalizando 1,5 mil produtores atingidos. Ainda restam 89,9 mil hectares a serem colhidos, mas 22,9 mil já são considerados totalmente perdidos, a maioria na Região Central. As áreas que não estão totalmente perdidas apresentam baixas produtividades devido à chuva e atraso na colheita.
“A Região Central, além de ser a mais atingida pelas enchentes, também conta com o maior número de pequenos produtores, gerando impacto econômico muito grande nessa região”, aponta o relatório.
Além disso, 43,106 mil toneladas de arroz que estavam armazenadas foram afetadas nos silos que foram atingidos. Foram seis unidades afetadas em Eldorado do Sul/RS, com perda de 19 mil toneladas, e 122 silos danificados em 33 municípios da região central, onde foram perdidas 24,1 mil toneladas.
Milho
Mais de 113,7 mil hectares de milho foram atingidos, afetando 28,3 mil produtores, com a perda de 354,1 mil toneladas. A produção de milho do estado deve sofrer uma redução de 6,8%, caindo de 5,2 milhões de toneladas para 4,8 milhões de toneladas, com uma produtividade média de 5,9 mil kg/ha.
Feijão
A produção estadual de feijão também foi impactada, com a perda de 18,2 mil toneladas em 14,4 mil hectares, atingindo 2,6 mil produtores. Com essas perdas, a safra será reduzida em 22,8%, caindo para 61,4 mil toneladas.
Inverno
Algumas áreas pontuais de culturas de inverno foram afetadas, principalmente em áreas recém-semeadas, que deverão ser replantadas. Ao todo, 310 hectares de 14 produtores de canola ou aveia foram afetados, representando a perda de 132 toneladas.