Agronegócio

Cultivar une genética e tecnologia para lavouras gaúchas

A união da genética do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) com a tecnologia Clearfield® da BASF resultou na cultivar IRGA 426 CL. Lançada neste ano, ela traz como características o alto vigor inicial, excelente qualidade de grãos, resistência à brusone e alto potencial produtivo.

“O Sistema Clearfield® tem uma grande importância no controle de plantas daninhas, principalmente do arroz vermelho, e atualmente ele é semeado em torno de 90% das áreas com arroz irrigado no RS”, explica a pesquisadora do melhoramento genético do Irga, Danielle Almeida.

Além disso, o banco de germoplasma do Irga possui uma genética já adaptada às lavouras gaúchas. Com essa união, “é possível que o produtor tenha alternativas para tornar o sistema produtivo mais eficiente”, conforme a pesquisadora.

Melhoramento genético

Além da IRGA 426 CL, o Irga possui outros materiais para o Sistema Clearfield®, incluindo a IRGA 424 RI. “Nas últimas duas safras ele representa em torno de 50% da área cultivada no estado”, destaca Oneides Avozani, pesquisador do melhoramento genético do Irga. O material precoce IRGA 431 CL também integra o portfólio da instituição.

Patrocínio: BASF