Arroz

Irga renova parceria com a Basf

A parceria prevê o desenvolvimento de projetos e atividades voltadas à pesquisa, desenvolvimento e inovação científica e tecnológica, entre outros projetos.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e a empresa BASF renovaram nesta semana uma parceria de muitos anos. O convênio de cooperação técnica foi assinado na tarde de quarta-feira (16) no estande da autarquia na 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado de Capão do Leão (RS).

Participaram da solenidade o presidente do instituto, Rodrigo Machado, e a diretora técnica, Flávia Tomita. Enquanto, pela BASF, estiveram presentes o representante legal da empresa Fredy Mariscal; o gerente de marketing, Maurício Feijó; o gerente de Sementes de Arroz e Trigo de Soluções para Agricultura da BASF, José Mauro Guma; e o engenheiro agrônomo Wilson Tavares. Também acompanhou a cerimônia o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e conselheiro do Irga, Alexandre Velho.

Contudo, o contrato prevê o desenvolvimento de projetos e atividades voltadas à pesquisa, desenvolvimento e inovação científica e tecnológica, difusão e transferência de tecnologias, planejamento e desenvolvimento institucional conjunto, incluindo projetos relacionados à tecnologia Clearfield@ (CL). Assim, com o convênio, a autarquia poderá inserir a tecnologia CL em suas cultivares pelo prazo de cinco anos. A parceria entre Irga e BASF, por sua vez, já existe há 22 anos.       

“Diversos departamentos do Irga trabalharam muito para que esse contrato fosse efetivado. Foi uma verdadeira força-tarefa, pois consideramos sempre esse convênio com a Basf fundamental. Precisávamos renová-lo para termos segurança jurídica e, dessa forma, continuar oferecendo soluções tecnológicas para os nossos produtores”, afirma o presidente Rodrigo Machado.