A dessecação pré-plantio da soja é uma das principais ferramentas de manejo de plantas daninhas. Em um cenário onde as plantas daninhas apresentam resistência e dificuldade de controle, plantar a cultura no limpo é o mais indicado para a manutenção do potencial produtivo. As melhores práticas para a dessecação nesse período foram discutidas no Webinar “Manejo de plantas daninhas pré-plantio da Soja”, promovido pelo Portal Destaque Rural, em parceria com a BASF.
As condições climáticas deste ano trazem preocupação para a realização do manejo adequado antes da semeadura da soja. Grande parte das áreas agrícolas do país estão enfrentando longos períodos de seca e calor, incluindo o Oeste e Norte do Paraná e o Sul do Mato Grosso do Sul, onde o plantio da soja ocorre mais cedo.
“O produtor está na iminência de plantar e nós não temos previsão de chuva para os próximos dias. Então existe uma tendência muito grande do produtor não fazer uma aplicação sequencial [de herbicidas], que seria uma uma atividade normal”, relata o Desenvolvimento de Mercado BASF Sergio Silva.
Além do Desenvolvimento de Mercado BASF Sergio Silva, também participaram do Webinar o professor adjunto no curso de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Giliardi Dalazen e o professor Anderson Nunes, da área da Ciência das Plantas Daninhas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Confira a discussão completa aqui.