Agricultura

Queda de granizo no Paraná causa perda total em lavouras

A queda de granizo no Paraná na tarde de ontem (29), principalmente na região norte do estado, causou danos severos e perda total em lavouras. Na propriedade do agricultor Alexandre Seitz, em Guarapuava, 40 hectares de soja tiveram perda total e 300 perda parcial. “Foi um temporal, veio uma chuva de fim de tarde depois de quase 30 dias sem chuva”, relata o produtor.

O prejuízo financeiro é de mais de R$ 400 mil e a propriedade não estava coberta por seguro para esse evento climático. “Prejuízo total, perdemos a melhor época de plantio, agora o replantio será fora de época”, lamenta Alexandre. A perda de produtividade é estimada em 50%. Ele ainda está avaliando se irá replantar a soja ou se vai apostar no feijão.

Antes da chuva de ontem e da queda de granizo, Guarapuava não registrava chuvas significativas desde 28 de novembro. Ontem, a chuva foi de apenas 11 mm, conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Granizo

As nuvens que provocaram a queda de granizo foram formadas pelas altas temperaturas e presença de umidade, conforme o meteorologista do Simepar, Paulo Barbieri. O evento é considerado comum nesta época do ano. A previsão é de que as pancadas de chuva sigam ocorrendo nos próximos dias, principalmente no período da tarde. “A chance de granizo é grande, principalmente nas regiões do interior”, destaca o especialista.

Previsão

A previsão para hoje (30) no Paraná era de tempo abafado, com temperaturas mais baixas do que no começo da semana. “A massa de ar que predomina no Estado é úmida e aquecida, condições que propiciam o desenvolvimento de nuvens de chuva em vários momentos do dia e nos diversos setores”, explica o Simepar.

Para finalizar o ano, o dia 31 segue sujeito a chuvas no estado. “Na maioria das regiões paranaenses a instabilidade ganha força a partir da tarde, devido ao tempo abafado”. O risco de tempestades continua elevado, especialmente no interior.

Texto: Bruna Scheifler/Destaque Rural