Campeão

Produtor paranaense vence Concurso de Produtividade de Milho com 270,0 sc/ha

Foto de cinco homens posando para foto. Um deles, no centro, segura um placa, os demais fazem sinal de positivo.
Ronei Gaviraghi, de Mangueirinha - PR, conquistou o primeiro lugar na categoria sequeiro | Foto: Getap/Divulgação

Os vencedores no Concurso de Produtividade de Milho Verão/24 foram anunciados nesta quarta-feira (19) pelo Grupo Tático de Aumento de Produtividade (Getap), iniciativa que reúne líderes empresariais de diversas cadeias do agronegócio no Brasil.

Na categoria sequeiro, sem irrigação, os três primeiros colocados do ranking são do estado do Paraná. O produtor Ronei Gaviraghi, de Mangueirinha – PR, conquistou o primeiro lugar com produtividade de 270,0 sc/ha. O segundo lugar foi para o produtor Nilson de Paula Xavier Marchioro, de Ipiranga – PR, com 256,3 sc/ha, e o terceiro lugar para Egon Heinrich Milla, de Candói – PR, com 253,0 sc/ha.

O primeiro colocado estreou no concurso neste ano. “Eu diria que foi o ano mais desafiador desde que planto aqui há sete anos, pegou os dois extremos climáticos: excesso de chuva e depois um pouco de falta de chuva. E a cigarrinha, que é um gargalo que vem limitando bastante a produtividade”, relata Gaviraghi em vídeo divulgado pela organização do evento.

Irrigado

O vencedor da categoria irrigado é Cláudio Castro Cunha, de Perdizes – MG, que colheu 258,2 sc/ha. No segundo lugar, está o produtor Fábio Zandonai, de Cristalina – GO, com 254,4 sc/ha. Completando o ranking da categoria irrigado, o produtor gaúcho Bráulio Copetti Casarin, de Boa Vista do Cadeado, obteve 247,1 sc/ha.

Concurso

Ao todo, foram inscritos 162 produtores, mas apenas 48 chegaram até o final e foram auditados, sendo 30 da categoria sequeiro e 18 irrigado.

O Getap também elegeu três produtores destaque de produtividade, Henrique Bortoluzzi, de Xanxerê – SC, com 231,6 sc/ha, Rafaela Denardin, de Correntina – BA, com 223,5 sc/ha, e Carlos Alberto Marlow, do Alto Parnaíba – MA, com 139,2 sc/ha.