Milho

Colheita da soja deve se intensificar no Paraná

A soja paranaense conta mais de 80% das lavouras em boas condições, o que mantém o otimismo de uma safra “normal” de mais de 19 milhões de toneladas. Apesar do último relatório do Deral apontar uma produção de 20,7 milhões de toneladas, esse número pode cair devido às condições climáticas. A colheita atingiu 1% da área total e deve avançar nos próximos dias.

Milho

A primeira safra de milho está evoluindo lentamente no Paraná. Até o momento, a colheita atingiu apensas 1% da área total de 386 mil hectares. Mais de 80% dos cultivos está em boas condições. Enquanto isso, o plantio da segunda safra chegou a 3% de uma área total estimada de 2,6 milhões de hectares. No total, a produção estadual está estimada em cerca 19 milhões de toneladas.

A produção nacional está projetada em 125 milhões de toneladas. “Diante dessa possível produção recorde do Brasil, os problemas logísticos são evidenciados, como estradas sem a manutenção adequada, pistas simples, malha ferroviária insuficiente, custos de insumos elevados, entre outros fatores”, avalia o analista Edmar Wardensk Gervásio.

Feijão

O feijão de primeira safra deve render 196 mil toneladas no Paraná. Até agora, a colheita atingiu 66% dos 116 mil hectares e vem sendo favorecida pelo clima. “O produto colhido é de excelente qualidade, o que contribui para os bons preços recebidos pelos produtores”, avalia o economista Methodio Groxko.

Em janeiro, o Paraná é o principal estado fornecedor de feijão. Os produtores esperam que as condições climáticas favoreçam a cultura em fevereiro.

Confira também

Com informações do Deral