A partir de hoje (29), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) começa a receber os pedidos do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo para o ano-safra 2024/2025. Os produtores interessados devem procurar as prefeituras, sindicatos, associações e cooperativas de seus municípios.
Neste ano, as oito empresas fornecedoras pelo programa vão disponibilizar cerca de 50 variedades de sementes de milho híbrido convencional, milho transgênico e sorgo. Dessa forma, cada produtor poderá escolher aquela com as características técnicas mais adequadas ao seu sistema de produção.
A principal novidade para essa safra é o tamanho da semente de milho oferecida pelos fornecedores do programa, que agora terá tamanho mínimo de peneira 18, uma demanda feita pelos produtores. “O Programa Troca-Troca de Sementes vem sendo modernizado para que, cada vez mais, possamos garantir uma semente de melhor qualidade aos nossos agricultores. Abrimos novas variedades, buscamos qualificar a oferta. Nessa edição do Troca-Troca, teremos sementes que são mais resistentes a determinadas pragas, por exemplo”, destaca o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini.
Em 2023, quase 33 mil produtores buscaram o Programa, que já chega a mais de 400 municípios do Estado. No ano safra 2023/24, o valor total da operação foi de R$ 53,1 milhões, com a venda de 117 mil sacas de sementes.
Cronograma
Os pedidos de sementes para a safra devem ser feitos entre 29/04 e 17/05, e para a safrinha entre 2 e 13/09. Os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar vão estar à disposição dos agricultores e das entidades para orientar sobre a cultivar mais adequada para o plantio. Cada agricultor poderá solicitar até 6 sacas de sementes de milho e/ou sorgo na Etapa Safra e mais 6 sacas na Etapa Safrinha.
A entrega das sementes para a safra será feita entre os meses de julho a agosto, e as da safrinha em novembro e dezembro. O pagamento da parcela transgênica é feito antes da entrega da semente: no caso do pedido da safra, o pagamento da transgenia será realizado no mês de junho e, no caso da safrinha, o pagamento da transgênica será em outubro. Confira nos quadros abaixo, os cronogramas de andamento do programa e os prazos para pagamento.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected], pelo telefone (51) 3288-6729 e pelos sites feaper.rs.gov.br e sdr.rs.gov.br.
Fonte: Ascom SDR