Os altos volumes de chuvas do último final de semana na região oeste do Rio Grande do Sul causaram danos para a safra do arroz. Levantamentos dos danos estão sendo realizados.
No boletim semanal do clima, de hoje (18 de março de 2024), a agrometeorologista do Instituto Riograndense do Arroz (IRGA), Jossana Cera, trouxe informações importantes sobre as condições climáticas recentes no Rio Grande do Sul.
Jossana iniciou falando das altas temperaturas que assolaram a Fronteira Oeste do Estado, na última semana (entre 11 e 17 de março de 2024), causando preocupação entre os agricultores locais. Segundo ela, as temperaturas, acima da média para o período, são características do El Niño.
Além disso, destacou a ocorrência de fortes chuvas durante o final de semana, chegando a acumular entre 200 e 300mm em algumas áreas da região. Essas precipitações intensas podem trazer complicações como enxurradas e inundações, impactando diretamente na produção.
Outro ponto relevante, abordado por Jossana, foi o relatório do NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos) que aponta um enfraquecimento do El Niño e a possibilidade de um fenômeno La Niña para o outono de 2024. Essa mudança nos padrões climáticos pode influenciar significativamente as condições de cultivo, exigindo que os agricultores estejam preparados para se adaptar a novas circunstâncias.
Além desses pontos, a consultora do IRGA falou sobre a previão climática para a próxima semana.