Com o avanço da segunda quinzena do mês e a consequente redução da demanda interna pela proteína – devido ao enfraquecimento do poder de compra da população, o que é típico para o período –, os preços dos ovos comerciais recuaram nos últimos dias nas praças acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea)
Segundo consulta a colaboradores do Centro, o mercado se manteve calmo na última semana, refletindo a demanda enfraquecida. A baixa liquidez contribuiu para a estabilização dos preços, porém, os produtores estão atentos às oscilações do mercado.
Especialistas apontam que a sazonalidade impacta diretamente no setor de ovos, resultando em uma diminuição natural da procura à medida que a quinzena avança. A situação é agravada pelo enfraquecimento do poder de compra da população, o que limita a procura por proteínas, incluindo os ovos.
De acordo com os indicadores do Cepea, a expectativa é que os preços se mantenham estáveis até o final do mês, acompanhando o comportamento da demanda. No entanto, fatores externos, como mudanças econômicas e climáticas, podem influenciar a dinâmica do mercado de ovos nas próximas semanas.
Produtores e comerciantes estão adotando estratégias para equilibrar o mercado e garantir a sustentabilidade do setor, buscando formas de diversificação e promoções que estimulem o consumo mesmo em períodos de menor demanda.
Fonte: Cepea