Áreas de instabilidade ganham força sobre a Região Sul do Brasil, nesta terça-feira (17), o que deve aumentar as condições para chuva sobre o Paraná e Santa Catarina. De acordo com a ClimaTempo a previsão é de muita nebulosidade e chuva frequente no centro-leste paranaense e no centro-leste e nordeste catarinense. A precipitação pode ser volumosa nestas áreas, incluindo as capitais Curitiba e Florianópolis. Nas demais áreas as pancadas de chuva com raios tendem a ocorrer principalmente à tarde e à noite.
Para o Rio Grande do Sul, a previsão é de pancadas de chuva no nordeste e norte do Estado. Na capital Porto Alegre e no leste gaúcho, a nebulosidade aumenta, mas não tem previsão de chuva. As outras áreas devem ter sol e muito calor.
Em alguns municípios gaúchos a situação é de alerta, já que a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e à saúde. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as regiões afetadas fazem parte do sudoeste, noroeste, sudeste, centro oriental e ocidental Rio-grandense.
Com informações da ClimaTempo e INMET