As primeiras lavouras de trigo já estão sendo colhidas no Rio Grande do Sul. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (29) pela Emater/RS-Ascar, até o momento a colheita alcançou 2% dos mais de 1,4 milhão de hectares. As lavouras que iniciaram o processo de colheita estão concentradas na região mais a Oeste do Estado, como na regional de Santa Rosa. A produtividade estimada permanece em 2.822 kg/ha.
O desenvolvimento do trigo é considerado excelente, em razão das condições favoráveis de insolação, temperaturas amenas e baixa umidade relativa do ar. As lavouras estão avançando para as fases de enchimento de grãos e maturação, sendo que 10% estão em fases vegetativas; 40%, em floração; 39%, em enchimento de grãos; 9%, em maturação.
Apesar do quadro geral ser positivo, as geadas podem ter causado prejuízos nos Campos de Cima da Serra e em Sertão. Na regional de Ijuí já há confirmação de “pequenos danos nas lavouras em áreas mais baixas do relevo e nas plantas em estádio de florescimento, já aparente visualmente”, conforme descreve a Emater.
De uma forma geral, a sanidade das lavouras é considerada satisfatória. Porém, há incidência de pulgões e produtores estão atentos a giberela.
Canola
A colheita da canola também já está em andamento no estado, com 6% das áreas, que totalizam mais de 48,4 mil hectares, colhidas. “Apesar de alguns danos pontuais em função do excesso de chuvas no início do desenvolvimento e de geadas durante o processo reprodutivo, as lavouras apresentam bom potencial produtivo e devem ter rendimentos semelhantes aos estimados inicialmente”, relata o Informativo. A projeção para o estado é de um produtividade de 1.885 kg/ha.
Confira também