Os dias ensolarados da última semana permitiram que a colheita da soja avançasse em quase todo o Rio Grande Sul. A operação alcança 95% das áreas do estado, conforme o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (26) pela Emater/RS-Ascar. Nos últimos anos, neste mesmo período, a colheita já chegava a 99%. As áreas que ainda não foram colhidas estão em maturação e diversas regiões registram prejuízos causados pelas chuvas.
Na regional de Erechim, por exemplo, as áreas de safrinha estão sendo afetadas pelas precipitações, que atrasam a colheita. Devido principalmente à estiagem, região já acumula perdas de 44% na produtividade, apresentando média de 2.082 kg/ha.
Na região de Bagé, “persiste a preocupação quanto às lavouras nas várzeas devido ao excesso de umidade no solo e às previsões de novas precipitações”, conforme o Informativo. O excesso de umidade e os alagamentos já causam perdas nas lavouras.
Além disso, o excesso de chuvas no período após a maturação está causando uma alta porcentagem de grãos deteriorados na regional de Caxias do Sul.
Com informações da Emater/RS-Ascar