O Rio Grande do Sul finalizou oficialmente a colheita de grãos de inverno, conforme anunciado hoje (22) no Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar. Resultados positivos em qualidade e produtividade foram alcançados, principalmente no trigo e cevada. No caso do trigo, a produção estadual segue estimada em 4,97 milhões de toneladas, 40% superior ao recorde alcançado no ano passado, de mais de 3,5 milhões de toneladas. Com mais de 1,4 milhão de hectares plantados, a produtividade foi calculada em 3.410 kg/ha.
Na cultura da cevada, a produtividade e a qualidade apresentaram padrões superiores. A colheita também está encerrada, com produtividade estimada em 3.360 kg/ha e produção estadual em 126 mil toneladas, número que configura uma supersafra do cereal no estado. A área de cultivo nesta safra foi de 37,5 mil hectares.
A colheita da canola também concluída nos mais 53,4 mil hectares cultivados. A produtividade estimada alcançou 1.790 kg/ha, enquanto a produção estadual foi avaliada em mais de 95,6 mil toneladas. A aveia branca grãos foi cultivada em mais de 350,6 mil hectares, alcançando produtividade de 2.590 kg/ha e produção é de 908.160 toneladas no Estado.
Trigo
As lavouras de trigo remanescentes situavam-se nas regiões Sul, Campanha e Campos de Cima da Serra. Na região de Caxias do Sul, o rendimento médio da safra se aproxima dos 4.000 kg/ha, com excelente qualidade de grãos. Em Pelotas, a produtividade variou entre 2.600 e 3.000 kg/ha, e o PH entre 78 e 82. De acordo com a entidade, os produtores não tradicionais no cultivo de trigo estão satisfeitos com os resultados.
Confira também
Com informações da Emater/RS-Ascar