O potencial produtivo do trigo segue excelente no Rio Grande do Sul enquanto a cultura avança rapidamente para a finalização do ciclo. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (03), a maioria das lavouras passaram para a maturação, chegando a 62% das áreas. Além disso, a colheita foi intensificada, especialmente na Região Oeste do Estado, chegando a 12% da área cultivada.
Apesar dessa evolução, a cultura continua atrasada em relação à média das últimas cinco safras. Nesta mesma época do ano, o índice de colheita superava 60% nos últimos anos. “Os fatores para essa demora foram a semeadura mais tardia e uma desuniformidade na maturação das lavouras”, informa a Emater/RS-Ascar.
Entre os desafios encontrados pelos produtores, está a incidência de azevém e pulgões, além dos ventos fortes, chuvas e geadas que causaram danos ocasionais. Na regional de Porto Alegre, em Sertão Santana, houve queda de granizo e ventos fortes em parte das lavouras, causando danos de 30% e perda total em pequena área, de acordo com o relatório.
Segundo a estimativa mais recente, a produção pode atingir o recorde de 4,6 milhões de toneladas em uma área de mais de 1,4 milhão de hectares e produtividade esperada de 3.210 kg/ha.
Confira também
Canola
A cultura da canola também está em finalização do ciclo e em processo de colheita. A operação está mais adiantada na regional de Passo Fundo, onde já está sendo finalizada. O rendimento médio é de 1.800 kg/ha, o que está satisfazendo produtores.
Apesar do ritmo lento, a operação alcança 17% dos cultivos na regional de Ijuí. “O rendimento superou a expectativa dos produtores, com resultados inclusive acima de 2.400 kg/ha”, relata o Informativo.
Em Santa Rosa, 53% das áreas foram colhidas, com produtividades variáveis, dependendo da época de plantio, sendo que o rendimento aumenta nas lavouras mais tardias. A colheita está sendo preparada em Soledade, com boas perspectivas de produtividade e condições climáticas favoráveis.
Apesar da revisão negativa na produção esperada, divulgada na última revisão de safra, o estado deve colher 87,5 mil toneladas, com produtividade de 1.638 quilos por hectare.
Aveia branca grãos
No caso da aveia branca, os dados apontam para 23% da área colhida. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, cerca da metade das lavouras já foram colhidas. A produtividade é pouco superior a 2.500 kg/ha.
A colheita avançou rapidamente e alcançou 40% dos cultivos na região de Ijuí, registrando produtividade superior a 3.000 kg/ha, “com destaque para a qualidade física dos grãos, para o alto valor da massa específica aparente (PH) e para a baixa quantidade de grãos avariados ou com coloração escura”, segundo a Emater.
A aveia branca grãos deve atingir produção de 868.741 toneladas e produtividade média de 2.478 quilos por hectare.
Confira também
Com informações da Emater/RS-Ascar