Economia

Volume de fretes do agro cresce 33,2% no primeiro semestre de 2022, indica plataforma

O volume de fretes do agronegócio aumentou em 33,2% no primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento faz parte da 8ª edição do “Relatório Fretebras — O Transporte Rodoviário de Cargas”, produzido pela empresa, que é a maior plataforma online de transporte de cargas da América Latina, com base na análise de 4,7 milhões de fretes publicados no primeiro semestre de 2022.

Apesar da quebra nas safras de soja e de conflitos internacionais, a projeção de recorde de safra do milho safrinha tem se confirmado, o que impulsionou os fretes do grão em 64,7%. “Além do milho, o trigo também também teve destaque na nossa plataforma no primeiro semestre, com um aumento de 182%”, afirma Bruno Hacad, diretor de Operações da Fretebras.

O agronegócio representou 36% de todas as cargas publicadas na Fretebras no primeiro semestre, sendo o Rio Grande do Sul o Estado mais representativo com 15,6% desses fretes, seguido por São Paulo (12,6%), Minas Gerais (11,9%) e Mato Grosso (11,5%).

Na avaliação da Fretebras, os números também demonstram que as transportadoras do agro têm apostado cada vez mais na contratação de caminhoneiros autônomos por meio de aplicativos.

Portos

No primeiro semestre de 2022, foram 581 milhões de toneladas de cargas movimentadas pelos portos do país, segundo dados da Associação Brasileira de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Porém foi registrada uma queda de 3,3% em relação a 2021, no total. A redução observada neste semestre ocorreu em função dos problemas ocorridos na China, de lockdowns, fechamento de indústrias e portos, além da tensão com a guerra da Ucrânia.

A Fretebras analisa três portos que juntos movimentaram cerca de 100 milhões de toneladas de cargas no primeiro semestre de 2022: Paranaguá-PR, Rio Grande-RS e Santos-SP. Além disso, foram os portos que mais registraram fretes na plataforma durante esse período.

No porto de Paranaguá-PR, houve uma queda nos fretes de fertilizantes, o principal produto de importação. Na Fretebras, a representatividade dos fretes deste produto com origem no porto caiu 1,5 ponto percentual no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. Nas exportações, houve queda na representatividade dos fretes da soja de 9,7 p.p.

No porto de Rio Grande (RS), o principal produto importado, fertilizante, teve um aumento de 14,1% no volume de toneladas desembarcadas, de acordo com a ANTAQ. Na plataforma da Fretebras, os fretes do produto representaram 83,5% de todos os fretes originados no porto gaúcho e sua variação também foi positiva (+67,6%) na comparação entre os semestres. Sobre os produtos embarcados, o porto gaúcho registrou queda no volume de toneladas, porém o trigo se destacou positivamente, com aumento de 187%. Na Fretebras, os fretes do cereal com destino a Rio Grande aumentaram 9.000%, representando 37,1% das cargas com destino ao porto no primeiro semestre.

Em Santos-SP, na comparação do primeiro semestre deste ano com o do ano passado, o volume de fretes com origem no porto aumentou 43,5%, na plataforma da Fretebras. De acordo com a ANTAQ, as importações no período aumentaram 3% no volume de toneladas. E as exportações por lá também foram positivas na comparação entre a primeira metade de 2021 e 2022. O crescimento no volume geral de toneladas foi de 6,5%, sendo que o principal produto exportado foi a soja, que também apresentou aumento, de 8,1%. Na Fretebras, a oleaginosa registrou o dobro de fretes no período, com destino ao porto.

Fonte: Fretebras