Trigo

Semeadura da canola é concluída no Rio Grande do Sul

A semeadura da canola foi concluída no estado durante a última semana, de acordo com Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (07) pela Emater/RS-Ascar. A estimativa é de que a área da cultura alcance 48.457 hectares, crescimento de 27,42% em relação ao ano passado. Já a produtividade projetada é de 1.885 kg/ha e a produção pode aumentar 66,79%, chegando a 91,3 mil toneladas.

Durante a última semana, foram realizados tratos culturais, como controle de plantas invasoras e aplicação de adubos nitrogenados em cobertura.

Na região administrativa da Emater/RS- Ascar de Bagé, em torno de 30% das lavouras estão em fase de floração, e o restante ainda se encontra na fase vegetativa. “De maneira geral, o clima úmido e nublado
impactou negativamente no desenvolvimento inicial das lavouras”, avalia o documento. Na regional, a cultura é explorada apenas na Fronteira Oeste.

O desenvolvimento das lavouras em estádios iniciais de crescimento também foi prejudicado na região de Ijuí, devido à diminuição da umidade no solo. Apesar da dificuldade no crescimento das raízes, o potencial produtivo ainda não foi afetado. Os produtores aguardam o aumento da umidade nos solos para realizar a aplicação de adubação nitrogenada em cobertura.

Por outro lado, a cultura apresenta bom desenvolvimento na regional de Santa Rosa, onde 23% das lavouras estão em fase de floração e 77% em enchimento de grãos. No entanto, foram observados
focos de pulgões e de traça das crucíferas (Plutella xylostella) em decorrência das temperaturas mais elevadas. “Os produtores monitoram o aumento de população para efetuar o controle, especialmente da traça, que pode causar danos significativos na produção”, alerta a Emater.

Trigo

O plantio do trigo prosseguiu na última semana e chegou a 88% na média estadual. No entanto, em parte do estado as temperaturas mais baixas, chuvas e alta umidade praticamente impediram a operação. Esse é o caso da região mais ao Sul e parte do Centro do estado.

“Nas lavouras implantadas no início do período recomendado, onde as condições do tempo foram adequadas, os triticultores realizaram a aplicação de fertilizantes nitrogenados para estimular o perfilhamento e favorecer maior desenvolvimento da área foliar”, relata a Emater/RS-Ascar.

Na região administrativa da Emater /RS Ascar de Bagé, a semeadura está entre 1% e 30% na maioria dos municípios. Inclusive, alguns produtores recorreram ao uso de distribuidores centrífugos para semeadura a lanço em função da adversidade do trabalho com plantadeiras. Apesar de ser uma alternativa, o método consome até 30% a mais de sementes e apresenta menor precisão na distribuição.

Confira também

Com informações da Emater/RS-Ascar