As chuvas devem continuar constantes no Rio Grande do Sul durante o mês de julho. A tendência para o estado é de chuvas entre a média para o mês e acima da média. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta especialmente para as chuvas previstas para o Nordeste do Rio Grande do Sul, que já vem sendo atingido por fortes chuvas nos últimos meses, o que também pode dificultar a semeadura do trigo.
Os acumulados de chuva ao longo de julho devem ficar em média entre 100 e 150 milímetros em todo estado, de acordo com a meteorologista do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Jossana Cera. Além disso, as temperaturas devem ficar dentro do normal até ligeiramente abaixo da média, conforme o Inmet.
“Claro, vamos ter oscilações. Pode ser que na segunda quinzena tenha o registro de temperaturas um pouco mais elevadas, que são os veranicos, mas na primeira quinzena, em princípio, isso não ocorre”, destaca Jossana.
Próximos dias
Após um final de semana de temperaturas baixas, inclusive com marcas negativas em diversos pontos do estado e formação de geada, as temperaturas começam a se elevar nos próximos dias no Rio Grande do Sul. A terça-feira (02) ainda terá temperaturas baixas e formação de geadas, mas já acima das marcas registradas até a segunda-feira (01). A partir daí, gradativamente, as temperaturas devem subir. “Não vai ter calor, temperaturas altas, nada disso, mas elas tendem a se elevar um pouco mais em relação a esses últimos dias”, ressalta Jossana.
A partir da quarta-feira (03), aumenta a nebulosidade no estado e a chuva retorna entre a quinta (04) e a sexta-feira (05), principalmente na faixa central do Rio Grande do Sul, desde a região de Uruguaiana até a região Metropolitana.
A chuva se intensifica e abrange mais regiões do estado no sábado (06), principalmente no Centro, Fronteira Oeste, parte do Norte e Nordeste e também na região Metropolitana. Os acumulados podem ficar acima dos 50 milímetros nessas regiões. No domingo (07), a chuva se concentra no Norte do estado.
No entanto, as precipitações já retornam para o resto do estado entre a segunda (08) e a terça-feira (09), principalmente do Centro para o Leste do Rio Grande do Sul.
O frio intenso deve ser registrado novamente a partir do dia 10, com temperaturas abaixo dos 5ºC no Rio Grande do Sul. “Pelo menos nessa primeira quinzena de julho a gente vai ter quedas nas temperaturas bastante grandes”, destaca a meteorologista.