Tecnologia

Projeto de agricultura de baixa emissão de carbono

A Embrapa lidera projeto de  análises detalhadas de experimentos de campo de longa duração, visando o sequestro de carbono como ação mitigadora da emissão de gases do efeito estufa (GEE).

O projeto irá realizar experimentos em propriedades rurais e instituições públicas em propriedades de São Paulo. Técnicas inovadoras estão envolvidas, como a medição de carbono do solo com tecnologia a laser. Os dados podem ser utilizados para o diagnóstico rápido de áreas de produção, no sentido de correção do manejo ou garantia de ganhos agronômicos e ambientais, podendo ser aplicado futuramente no pagamento por serviços ambientais. Outra aplicação seria para as  recomendações aprimoradas em relação ao uso de irrigação, consórcio com leguminosas, taxa de aplicação de fertilizantes, manejo da fertilidade do subsolo e manejo da nutrição das plantas e animais que aliam sustentabilidade, agricultura de baixa emissão de C e produtividade.

O projeto conta com  um orçamento de R$ 4 milhões e prazo de execução de 5 anos, com início em novembro deste ano e conclusão no final de outubro de 2028. O tema norteador é  “Entendendo sistemas intensificados e integrados de produção: do mundo quântico à agricultura de baixa emissão de carbono”. E o projeto interdisciplinar envolve 12 instituições do Brasil e do exterior, com a participação de mais de 40 profissionais das áreas de agronomia, veterinária, zootecnia, física, química, computação, matemática, entre outros.

Outra expectativa é o uso de modelagem matemática para projeções futuras da dinâmica do carbono nos solos e o estabelecimento de um banco de dados estruturados.