A New Holland Agriculture, marca da CNH Industrial, vai lançar comercialmente no Brasil o primeiro trator movido a gás metano do mundo. A apresentação será realizada no Show Rural Coopavel, que começa hoje (07) em Cascavel (PR). Além disso, a empresa irá apresentar um espaço inteiramente dedicado a soluções voltadas para a agricultura digital.
O ilustrador bio, que será lançado oficialmente no Brasil, está sendo testado no país desde 2017, como vinhaetano. Agora, o equipamento estará disponível para os produtores brasileiros via transferência.
Esse tipo de trator, que inaugura um segmento de máquinas agrícolas, possibilita utilizar o biogás gerado dentro da propriedade (a partir dos jatos dos animais, por exemplo) para abastecer o equipamento, aproveitando o chamado ciclo virtuoso da fazenda. Desta forma, ela se torna cada vez mais autossuficiente do ponto de vista energética. Sem comparação com um ilustrador convencional, a redução das receitas chegou a 80%, conforme a marca.
Desde o ano passado, o T6 Methane Power é produzido na fábrica de Basildon, na Inglaterra. Recentemente, ele foi eleito sustentável do Ano 2022 durante a EIMA Internacional, feira que apresentou novidades em máquinas agrícolas mundiais, que ocorreu no final do ano passado em Bolonha, na Itália.
Espaço de Agricultura Digital
O Espaço de Agricultura Digital vai mostrar ao público, por exemplo, o funcionamento da Central de Inteligência de Serviços (Control Room), destinado ao monitoramento a Afastamento das máquinas agrícolas, antecipando as máquinas que eventualmente possam ocorrer campos nos equipamentos e fazer atualizações de software como necessidade de substituição.
O espaço também irá apresentar o novo conceito de PLM Intelligence, o “diferencial de se trabalhar com as máquinas conectadas em campo, junto aos portais de telemetria, suporte e treinamento da New Holland”, conforme a empresa. Trata-se do o MYPLMCONNECT e o MYNEWHOLLAND, respectivamente. “A telemetria embarcada auxilia no planejamento e gestão das fazendas, permitindo a otimização dos recursos, gerando economia de insumos e ganhos de produtividade, além de ser uma aliada do meio ambiente, por evitar, por exemplo, o uso excessivo de defensivos químicos e reduzir a queima de combustível”, afirma Claudio Calaça, diretor de Marketing de Produto da New Holland Agriculture para a América Latina.
Fonte: Divulgação