Tecnologia

John Deere lança Trator Autônomo para venda em larga escala

A empresa John Deere lançou na última terça-feira (04) o Trator 8R autônomo (John Deere’s autonomous 8R Tractor). A novidade foi anunciada no Consumer Electronics Show (CES 2022) e está pronta para produção em larga escala. Os tratores autônomos não são inéditos, no entanto esse é o primeiro da companhia tripulável e disponível para o público. A empresa afirma que o trator autônomo 8R estará disponível ainda este ano e que é pioneira ao disponibilizar esse tipo de tecnologia aos consumidores.

A John Deere já havia apresentado ao público um de seus protótipos de trator autônomo não tripulado, porém após a compra da Startup focada em tratores autônomos Bear Flag seria questão de tempo até vermos a marca apresentar algo nesta categoria.

Além da tecnologia autônoma poder ser acionada remotamente, o trator pode ser utilizado normalmente com a presença de um operador.

Trator Autônomo

A máquina combina o trator 8R da John Deere, subsolador habilitado da TruSet, sistema de orientação GPS e novas tecnologias avançadas. Depois de transportar a máquina para o campo, o agricultor pode configurá-la para operação autônoma. Usando o aplicativo móvel John Deere Operations Center, um simples deslizar dá partida no trator. Enquanto a máquina opera, o agricultor pode inclusive deixar o campo para se concentrar em outras tarefas, mas ainda monitorar a máquina remotamente a partir de um dispositivo móvel. O acesso a vídeos, imagens, dados e métricas ao vivo permite que o agricultor ajuste a velocidade e profundidade, entre outros fatores.

A máquina possui um sistema que permite detecção em 360º de obstáculos e cálculo de distância. Ela também verifica a posição em relação a uma geocerca para garantir que o trator está operando onde deveria.

Caso uma anomalia ou problema apareça no campo, o produtor será alertado e poderá ajustar o desempenho da máquina para que seja otimizado. O trator autônomo 8R pode preparar 325 acres cerca de 131 hectares em 24 horas.

“Com esta inovação, o produtor conseguirá otimizar as operações, trazer mais segurança e ser mais eficiente. A máquina está preparada para operar 24 horas, 7 dias por semana, parando apenas para fazer o reabastecimento a cada 8 horas em média”, afirma Dan Leibfried, diretor de inovação da John Deere para América Latina.

Texto: Felipe Consalter e Bruna Scheifler/DestaqueRural