Com o intuito de aprimorar o manejo de pragas na sua lavoura, a Uisa, uma das principais biorrefinarias do Brasil, uniu forças com a Engineering Brasil, parte do grupo Engineering, uma empresa global de tecnologia da informação e consultoria especializada em transformação digital, e com a Google, gigante multinacional de tecnologia, serviços online e software, para impulsionar a inovação no campo e no controle de pragas nas plantações da biorrefinaria.
Rodrigo Gonçalves, CIO da Uisa, explica a motivação por trás dessa parceria: “Enfrentávamos dificuldades com nosso método manual de controle de pragas na lavoura de Nova Olímpia, em Mato Grosso. O processo envolvia capturar insetos com armadilhas adesivas amarelas, contagem realizada pelos funcionários no campo e identificação das pragas por especialistas. Esse procedimento era ineficiente devido à lentidão e propenso a erros. Por isso, buscamos, em colaboração com a Google, uma solução mais ágil e precisa.”
O projeto visava digitalizar o processo e incluiu o desenvolvimento de um aplicativo móvel para facilitar a coleta e o envio de imagens/fotos, mesmo em locais sem infraestrutura de internet.
William Rocha, Business Development Manager do mercado de Agronegócio da Engineering Brasil, destaca: “Inicialmente, focamos no desenvolvimento do modelo de IA. Porém, durante a criação da solução, percebemos a necessidade de uma funcionalidade adicional não prevista no aplicativo. Esta solução pode ser adaptada e replicada para diversos setores, como avicultura, bovinocultura, suinocultura e outros. A plataforma exige a seleção da área do campo em análise, enviando a foto capturada pelo operador para o modelo de inteligência artificial, que retorna a espécie do inseto e dados sobre uma estimativa precisa da quantidade presente na lavoura.”
Samantha Giusti, account executive da Google, ressalta a importância da parceria para a melhoria prática dos resultados. “A Uisa nos desafiou a transformar um processo manual e pouco eficiente, afetando os resultados da empresa. Identificamos que a solução estava ligada à automação e à transformação digital. Nesse contexto, a Engineering Brasil foi essencial para ajudar na resolução”, comentou.
Essa solução permite avanços, como a incorporação de novas funcionalidades em áreas até então não exploradas, como a classificação do processo de engorda de gado, classificação de porte e estimativa de peso/volume. Rodrigo Gonçalves conclui: “A parceria entre a expertise da Engineering Brasil e a abrangência da Uisa resulta em uma colaboração que pode render muitos frutos. A aplicação da transformação tecnológica no setor tem potencial para revolucionar a indústria. Estamos confiantes nesse caminho de inovação que estamos construindo juntos.”
Tecnologia